Até agora, há dois candidatos a suceder a João Cotrim de Figueiredo na liderança da Iniciativa Liberal: Rui Rocha e Carla Castro.
Os novos membros que poderão votar na VII Convenção Nacional da Iniciativa Liberal (IL) têm que ter sido propostos até domingo, sendo 6 de janeiro a data final de apresentação de candidaturas para as eleições internas.
Manuel Almeida/Lusa
No final de 13 horas de Conselho Nacional da IL, que se reuniu no domingo em Coimbra, foi a presidente do órgão, Mariana Leitão, que apresentou as conclusões da reunião aos jornalistas, destacando o "momento de amplo debate".
"Chegámos a muitas conclusões neste Conselho Nacional em que se aprovou o regimento da VII Convenção Nacional da IL, que irá decorrer nos dias 21 e 22 de janeiro em Lisboa, onde haverá oportunidade para os órgãos cessantes fazerem um balanço do seu mandato, onde todas as candidaturas aos vários órgãos poderão apresentar os seus projetos e as suas listas e onde todos os membros poderão ter um amplo debate sobre os vários pontos a discutir nessa convenção", referiu.
Segundo Mariana Leitão, a data final para apresentação de listas aos órgãos é 15 dias antes da convenção, ou seja, dia 6 de janeiro de 2023, podendo os membros que querem participar na reunião magna fazer a inscrição até à mesma data.
"Os membros que constarão dos cadernos eleitorais são os membros que tenham sido propostos até ao dia de hoje [domingo]", explicou.
Na reunião foi chumbada uma proposta que previa uma segunda volta em caso de mais do que duas candidaturas.
"O que prevaleceu é que a votação será por maioria simples. A votação que é feita na moção de estratégia global apresentada por cada uma das candidaturas sejam quantas candidaturas forem", referiu.
Depois de conhecida no dia 23 de outubro a realização das eleições antecipadas para a liderança da IL e a decisão de João Cotrim Figueiredo não se recandidatar ao cargo, foi da bancada parlamentar e da atual comissão executiva que saíram os candidatos à sucessão até agora conhecidos: Rui Rocha e Carla Castro.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.