Sábado – Pense por si

Guterres pede para ser recebido por Putin e por Zelensky nas capitais

20 de abril de 2022 às 18:15
As mais lidas

Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral, afirmou que o pedido foi feito através de cartas separadas entregues às Missões Permanentes da Federação Russa e da Ucrânia nas Nações Unidas.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu que o presidente russo, Vladimir Putin, e o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, o recebam nas respetivas capitais, para discutir "passos urgentes" para travar a guerra.

De acordo com o porta-voz do secretário-geral, Stéphane Dujarric, esse pedido foi feito na terça-feira, através de cartas separadas entregues às Missões Permanentes da Federação Russa e da Ucrânia nas Nações Unidas.

"Nessas cartas, o secretário-geral pediu ao Presidente Vladimir Putin para recebê-lo em Moscovo e ao Presidente Volodymyr Zelensky para recebê-lo em Kiev", diz um comunicado divulgado por Dujarric.

Desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro, Guterres teve contacto com Zelensky, uma vez por telefone, a 26 de março. Já em relação a Putin, não houve qualquer conversa entre os dois. De acordo com o Kremlin, o secretário-geral da ONU nunca o tentou fazer, já segundo as Nações Unidas, é Putin que não atende o telefone.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.