Sábado – Pense por si

Grupo encapuzado apanhado pela Judiciária

Os suspeitos terão cometido dezenas de assaltos a postos de abastecimento de combustíveis, a farmácias, bem como a restaurantes

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta quinta-feira a detenção de três pessoas suspeitas de assaltos à mão armada nos concelhos de Sintra, Cascais, Oeiras e Vila Franca de Xira, no âmbito de duas operações policiais.

 

Em comunicado, a PJ explica que dois dos três suspeitos foram detidos pela alegada autoria de assaltos a cerca de trinta estabelecimentos comerciais, nomeadamente postos de abastecimento de combustíveis, farmácias e restaurantes daqueles quatro municípios.

 

Segundo a PJ, os assaltos terão ocorrido entre Novembro de 2014 e Março deste ano e o grupo "actuava encapuzado, tinha um perfil fortemente violento e intimidante, recorrendo a armas de fogo, especialmente caçadeiras e pistolas, para a consumação dos actos".

 

Numa das situações, uma vítima chegou a ser atingida com dois disparos.

 

No âmbito de outra operação policial, a PJ deteve também um homem, com 23 anos, em Oeiras, suspeito de fazer parte de um grupo que assaltou em Dezembro do ano passado um posto de combustível, naquele concelho, recorrendo a uma arma de fogo.

 

Os três homens detidos vão ser hoje presentes a tribunal para primeiro interrogatório e aplicação das respectivas medidas de coacção.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.