Sábado – Pense por si

Governo quer descer impostos às empresas na próxima legislatura

Passos Coelho anunciou no Parlamento que quer aplicar medidas para conciliar "a criação de emprego" com "uma maior segurança no trabalho"

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou esta sexta-feira que tenciona apresentar "na próxima legislatura" uma medida para baixar impostos para as empresas e que permita conciliar "a criação de emprego" com "uma maior segurança no trabalho".

 

As palavras do chefe do Governo foram proferidas durante o debate quinzenal no Parlamento, depois da porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, ter criticado a descida do custo do trabalho em Portugal e de o ter questionado sobre os efeitos de uma descida de dois pontos na Taxa Social Única (TSU).

 

Passos Coelho afirmou que é intenção do Governo PSD/CDS "revisitar esse tema" na próxima legislatura, mas que não há "uma medida desenhada".

 

"Temos um objectivo que é o de conciliar o desagravamento contributivo para as empresas de modo a tornar mais atractiva a criação de emprego com a criação de mecanismos que assegurem uma maior segurança no trabalho e portanto um combate maior à precariedade, iremos apresentar a seu tempo uma medida que combine estas duas preocupações", declarou.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.