Sábado – Pense por si

FC Porto visita Roma em apuros após empate no "Dragão"

A equipa transalpina chegou à vantagem aos 21 minutos, tendo os "dragões" igualado por André Silva, na conversão de uma grande penalidade, aos 61

O FC Porto empatou 1-1 na recepção à Roma e parte assim em desvantagem para a segunda mão do 'play-off' da Liga dos Campeões, dentro de uma semana.

A equipa transalpina começou melhor o jogo desta quarta-feira e chegou à vantagem aos 21 minutos, beneficiando de um golo na própria baliza de Felipe, tendo os "dragões", que jogaram mais de 45 minutos com mais um elemento em campo devido à expulsão do belga Vermaelen, aos 41, igualado por André Silva, na conversão de uma grande penalidade, aos 61.

Os "azuis e brancos" entraram mal no jogo e a Roma tirou proveito disso, criando várias oportunidades e, ainda que com alguma felicidade, acabou por marcar, aos 21 minutos, num pontapé de canto em que a bola tabelou em Felipe e entrou na sua baliza. Até aí, apenas por uma vez o FC Porto criou perigo, num lance em que o guarda-redes brasileiro Alisson aliviou mal uma bola.

O FC Porto começou então a reagir e a soltar-se e, aos 32 minutos, criou muito perigo junto à baliza contrária, num bom movimento atacante pelo corredor direito.

Aos 41 minutos, Otávio serviu André Siva e Vermaelen, batido, derrubou o jovem atacante portista mesmo à entrada da sua área, vendo o segundo cartão amarelo e consequente vermelho, deixando a sua equipa em inferioridade numérica.

Na segunda parte, e com mais um jogador, o FC Porto lançou-se ao "assalto" da baliza romana e fez recuar o adversário, que se acantonou junto da sua baliza e já não foi capaz de contra-atacar como na primeira parte.

Aos 50 minutos, Adrian López introduziu a bola na baliza contrária, mas o lance foi invalidado por fora de jogo, e, dois minutos depois, André André serviu André Silva e este, isolado, falhou a melhor ocasião de golo do FC Porto até aí.

O FC Porto manteve a Roma sob forte pressão e beneficiou de uma grande penalidade, por mão de Emerson Palmieri, tendo André Silva cobrado a falta da melhor maneira, fazendo o 1-1.

A Roma fechou-se ainda mais quando Fazio, um central, substituiu Salah, um extremo que deu muito trabalho à defesa portista, e reforçou a zona central da sua baliza, num claro sinal que o objectivo era segurar a todo o custo o empate, que dá vantagem à Roma para a segunda mão.

Mesmo assim, o conjunto italiano não se livrou de um grande susto aos 89 minutos, quando Layún cruzou e André Silva, em boa posição, falhou um desvio que até parecia fácil.