Sábado – Pense por si

Consumo e rendimento das famílias recuam na zona euro e UE no 4.º trimestre de 2022

Lusa 27 de abril de 2023 às 10:35
As mais lidas

É o que indicam os dados revelados pelo Eurostat.

O consumo real e o rendimento real das famílias por habitante recuaram, no quarto trimestre de 2022, tanto na zona euro quanto na União Europeia (UE), segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

De acordo com os dados do serviço estatístico europeu, na zona euro, o consumo real das famílias 'per capita' recuou 1,2%, depois de se ter mantido no trimestre anterior e de ter caído 0,3% nos últimos três meses de 2021.

O rendimento familiar, por seu lado, caiu 0,5%, no quarto trimestre de 2022, nos países do euro, o que se compara com o recuo de 0,1% do período anterior e de 0,4% do homólogo.

Na UE, o consumo das famílias desceu 0,9%, depois de ter aumentado 0,5%, entre julho e setembro de 2022, e de se ter mantido no quarto trimestre de 2022.

Já o rendimento real 'per capita' diminuiu, no conjunto dos 27 Estados-membros, 0,3%, em linha com o último trimestre de 2021 e abrandando quando comparado com a quebra de 0,5% do período entre julho e setembro de 2022.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.