Sábado – Pense por si

Ansiedade financeira afeta até quem não tem dificuldades. O que fazer?

Leonor Riso , Márcia Sobral 25 de abril de 2023 às 18:00

Falta de literacia financeira e aumento do custo de vida têm levado mais pessoas a procurar ajuda especializada. Apoios anunciados pelo Governo são uma ajuda, mas pessoas devem ir mais longe.

Os juros vão continuar a subir? Os preços vão continuar a aumentar? Estamos a entrar ou a viver já uma crise económico-financeira? Estas são algumas perguntas que já devem ter passado pela sua cabeça e que causam ansiedade financeira. "A incerteza é uma das potenciais causas da ansiedade", reconhece àSÁBADOSérgio Cardoso, Chief Academic Officer(supervisor educativo) da consultora Doutor Finanças. E devido a ela, as pessoas e empresas têm procurado mais formação sobre finanças pessoais – o que se reflete num aumento de 80% no tráfego dosite– ao mesmo tempo que há "uma maior procura pela transferência de crédito habitação e pela consolidação de crédito, com as pessoas a procurarem reduzir os seus encargos".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.