Sábado – Pense por si

Navio foi desencalhado e tráfego do canal de Suez foi normalizado

Partes do Egito, incluindo as províncias do norte, foram afetadas pelo mau tempo no domingo.

A Autoridade do Canal de Suez anunciou hoje que o navio cargueiro que estava encalhado naquela que é uma das rotas de comércio marítimo mais movimentadas do mundo, voltou a movimentar-se e o tráfego foi restabelecido.

Vista de satélite do Canal do Suez
Vista de satélite do Canal do Suez

A empresa de serviços no canal Leth Agencies tinha confirmado, ao início da manhã de hoje, que o navio, o 'MV Glory', estava encalhado perto da cidade de Qantara, na província de Ismailia, no Canal de Suez.

Segundo a empresa, três rebocadores foram enviados para o local para voltar a colocar a embarcação em movimento.

As autoridades não avançaram ainda informações sobre o que fez o navio encalhar, mas algumas regiões do Egito, incluindo as suas províncias do norte, registaram mau tempo no domingo.

O presidente da Autoridade do Canal do Suez, Oussama al-Rabie, garantiu, entretanto, que o tráfego do canal -- por onde passa 10% do comércio mundial -, não foi interrompido pelo incidente do cargueiro 'M/V Glory'.

"O tráfego esteve sempre normal no Canal do Suez, lidámos profissionalmente com o incidente", referiu.

No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.