Sábado – Pense por si

Bangladesh fecha 73 fábricas têxteis por falta de segurança

10 de novembro de 2015 às 09:40
As mais lidas

20 mil trabalhadores serão afectados. Em 2013, queda do complexo Rana Plaza matou mais de mil pessoas

O Bangladesh fechou 73 fábricas têxteis total ou parcialmente por razões de segurança desde que sofreu o maior acidente industrial da sua história, em 2013. O fecho afecta quase 20 mil trabalhadores.

"Trinta e sete fábricas foram encerradas, afectando 16.938 trabalhadores", disse o inspector-geral do Departamento de Inspecção de Fábricas e Estabelecimentos, Syed Ahmed, à agência Xinhua, dando conta de que a produção foi suspensa parcialmente noutras 36, envolvendo 2041 funcionários.

O departamento tem colaborado com a Organização Internacional do Trabalho na avaliação da segurança, depois de a tragédia, em 2013, no complexo Rana Plaza, ter feito soar o alarme relativamente às condições da indústria do vestuário no Bangladesh, a segunda maior do mundo depois da da China.

O Rana Plaza, um complexo de oito andares que albergava cinco fábricas têxteis, sucumbiu a 24 de Abril de 2013, matando mais de 1130 pessoas, a maioria trabalhadores.