Sábado – Pense por si

No país emerso

Velhos nem os trapos

Plataformas como a Vinted ou a Depop alimentam o fenómeno conhecido como "consumo por compensação": a perceção de que comprar usado "não conta" para o impacto ambiental incentiva os consumidores a comprar mais do que precisam, com menor culpa.

Sofia Parissi

A nova tendência dos vestidos para alugar

A paixão pelo mundo da moda e a preocupação com a sustentabilidade são comuns às criadoras das quatro marcas de aluguer com quem falámos. Chegam a ter 600 peças diferentes, algumas de designers famosos como Dolce & Gabbana e Gucci, que são usadas sobretudo em casamentos.

Jornal de Negócios

Coindu despede metade dos trabalhadores em dois anos

Administração da empresa admite que o plano de reestruturação de 2023 não está a ter os efeitos desejados. Gigante do setor têxtil, que fornece Tesla, Audi e BMW, vai para quarto despedimento coletivo em ano e meio devido à falta de encomendas.

Susana Lúcio

A bolota é o novo superalimento

É rica em nutrientes que combatem o cancro e o Alzheimer. Herdades, universidades e empresas já estão a criar novos produtos para conquistar os consumidores.

Com os Pés na Terra

Filantropia ou greenwashing?

No entanto, é importante refletir como é que este lucro é gerado em primeiro lugar e questionar se este ato não se resume a uma espécie de greewashing, estratégia de marketing utilizada atualmente por várias empresas para branquear os seus impactos ambientais.

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