NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Uma eleitora tentou votar em Rabo de Peixe com boletins de voto fotocopiados e já preenchidos e a denúncia já foi entregue à CNE
A secção do PS da Ribeira Grande, nos Açores, denunciou que uma eleitora tentou votar em Rabo de Peixe com boletins de voto fotocopiados e já preenchidos.
"Hoje, em Rabo de Peixe, uma eleitora idosa levava consigo fotocópia dos boletins de voto já assinalados no quadrado do PPD/PSD para os vários órgãos do município", afirmou àLusaGloriana Carreiro, da secção do PS da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.
Segundo Gloriana Carreiro "esses boletins de voto foram caçados" e a eleitora já "foi identificada".
"Foi feita a reclamação por parte do delegado do PS na mesa e no final do dia irá ser registada na ata a ocorrência e juntos os boletins de voto para proceder à devida reclamação na Comissão Nacional de Eleições [CNE] e no Ministério Público", adiantou a responsável, salientando que "foi detetado este caso, mas tudo leva a crer que existam mais fotocópias a circular".
À agência Lusa, o delegado da CNE nos Açores, José Freitas, afirmou que lhe parece ter sido correcto o procedimento levado a cabo pelos membros da mesa, "declarando nulos os votos e comunicando tal situação à CNE e ao MP".
"Estas duas entidades, a seu tempo, irão proceder às averiguações tidas por pertinentes e necessárias para aferir da veracidade da situação e das circunstâncias em que a cópia do boletim preenchido chegou às mãos da eleitora", explicou José Freitas.
O delegado esclareceu ainda ter contactado a CNE em Lisboa, que "confirmou ter recebido a denúncia via telefone".
A CNE já recebeu cerca de mil participações, entre pedidos de esclarecimento e queixas, relacionadas com as eleições autárquicas, disse à agênciaLusao porta-voz da estrutura, indicando que a votação decorre com normalidade.
"Não temos conhecimento de qualquer boicote, houve apenas alguns atrasos na abertura de mesas de voto, muitos por causas de ordem funcional", afirmou João Tiago Machado, especificando que os atrasos se deveram à chegada tardia dos boletins de voto ou à falta de pessoas suficientes para abrir as mesas de voto,
Eleitora tentou votar com boletins fotocopiados, diz PS da Ribeira Grande
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.