Balsemão em 88 histórias
Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.
Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.
Figura marcante da política e da comunicação social, Francisco Pinto Balsemão foi um dos fundadores do PPD-PSD, assumiu o cargo de primeiro-ministro entre 1981 e 1983, e fez nascer a primeira estação de televisão privada em Portugal.
O fundador do PSD, do Expresso e da SIC morreu na terça-feira, aos 88 anos.
Há um círculo de poder que manda muito mais do que as entidades políticas eleitas. Este círculo de poder vem do poder económico, organizado em “confederações” empresariais ou com origem nos grandes grupos económicos.
Dos antigos presidentes do PSD não estarão presentes, por razões de saúde, Francisco Pinto Balsemão e Rui Machete e, por se encontrar fora no país numa conferência, Durão Barroso, que enviará uma mensagem. Almoço realiza-se amanhã.
São realmente muitas as mentiras propositadamente disseminadas, de forma profissional e bem orquestrada, através da comunicação social e das ainda menos fiáveis, porque não reguladas, selvagens e globalmente nocivas e perigosas redes sociais.
O PPM, que há um ano integrou a AD com PSD e CDS-PP que venceu as eleições legislativas, desta vez ficou de fora coligação.
O partido considera que o uso desta nova designação trará "graves prejuízos" ao partido porque irá induzir os eleitores em erro.
As origens entre o Douro e uma aldeia transmontana, a mulher que tomou conta da família e lhe permitiu dedicar-se à política, e os filhos, que mudaram de escola em crianças por sofrerem bullying, porque o pai se meteu na política.
Lina Lopes trabalha atualmente no gabinete do vice-presidente da Assembleia da República Diogo Pacheco de Amorim, do Chega.
Para os comunistas, a data representa a derrota (às mãos de Ramalho Eanes, de Mário Soares e do Grupo dos Nove) de uma "insurreição popular armada" que queria implementar em Portugal uma sociedade de inspiração soviética.
É surreal: o novo fiscal das contas dos partidos veio de uma empresa condenada por financiamento ilegal ao PSD.
Teria continuado no governo após a vitória de Ramalho Eanes nas presidenciais de dezembro de 1980? Ter-se-ia remetido ao exílio ou criado um novo partido? Ou poderia ter sido presidente da República no lugar de Mário Soares?
Visita surge após a presidente da Comissão Europeia se ter deslocado em campanha a países como Grécia, Alemanha, Polónia, Croácia e Dinamarca.
Eleições foram convocadas na sequência da crise política desencadeada em janeiro, quando o líder do Governo Regional Miguel Albuquerque foi constituído arguido num processo em que são investigadas suspeitas de corrupção.
Numa edição especial de aniversário, a SÁBADO escreveu perfis de jovens com menos de 30 anos que se destacam nas suas respetivas áreas. Da política ao desporto, passando pelas artes e investigação.