Secções
Entrar

Passos de regresso à festa do Pontal

13 de agosto de 2016 às 11:10

Passos Coelho 'estreou-se' como presidente do PSD na Festa do Pontal em 2010, depois de em 2008 e 2009 a então líder do partido, Manuela Ferreira Leite, não ter comparecido na iniciativa

O presidente do PSD regressa no domingo ao calçadão de Quarteira, no Algarve, para a tradicional 'rentrée' do partido na Festa do Pontal, pelo sétimo ano consecutivo, mas agora como líder da oposição.

O líder social-democrata, Pedro Passos Coelho, fará o último discurso da noite, depois do presidente da concelhia de Loulé, do presidente da JSD distrital e do presidente da distrital do Algarve.

Passos Coelho 'estreou-se' como presidente do PSD na Festa do Pontal em 2010, depois de em 2008 e 2009 a então líder do partido, Manuela Ferreira Leite, não ter comparecido na iniciativa.

Em 2011, dois meses depois de ter vencido as eleições legislativas de junho, Passos Coelho voltou a Quarteira já como primeiro-ministro, com a promessa de apresentar um "programa ambicioso" até ao final desse verão.

Em 2012, numa altura de alguma tensão social, com o argumento da redução de custos os sociais-democratas transferiram a festa do calçadão da Quarteira para um salão de um parque aquático, a poucos quilómetros de distância.

Na chefia do Governo há pouco mais de um ano, nesse ano Passos Coelho assinalava a 'rentrée' com a garantia de que o executivo PSD/CDS-PP tinha "um programa" para quatro anos e a "ambição" de o renovar, antevendo 2013 como o ano de "inversão" e de "preparação da recuperação económica".

Em 2013, já com o PSD novamente reunido no calçadão de Quarteira, mesmo junto à praia, o líder social-democrata elegeu o Tribunal Constitucional como 'alvo' do discurso, dramatizando um eventual 'chumbo' dos juízes do Palácio Ratton a medidas propostas pelo Governo, porque alguns dos resultados alcançados na luta contra a crise poderiam ser postos em causa.

No ano seguinte, o líder do PSD deixou um desafio aos socialistas, afirmando-se disponível para acordar uma reforma da Segurança Social que tenha o contributo do PS.

"Ganhe quem ganhar as eleições, a seguir a 2015 faremos a reforma da Segurança Social que pudermos acordar daqui até às eleições", propôs.

Em 2015, a menos de dois meses das eleições legislativas, e pela primeira vez, a tradicional festa do Pontal juntou os líderes do PSD e do CDS-PP, Paulo Portas (que viria depois a deixar a liderança dos democratas-cristãos em março de 2016), partidos que formaram a coligação Portugal à Frente para se apresentarem às eleições de outubro.

E, do palco montado a poucos metros da beira-mar, Passos Coelho deixou o seu desejo para as legislativas: "um resultado politicamente inequívoco".

Dois meses depois a coligação PSD/CDS-PP venceu as eleições. Contudo, sem maioria no parlamento, o executivo 'caiu' na Assembleia da República um mês depois, com os votos de toda a esquerda parlamentar (123 deputados do PS, PCP, BE, PEV e do deputado do PAN) a aprovarem uma moção de rejeição ao programa do Governo apresentada pelo PS. Os socialistas fariam depois um acordo parlamentar com o BE, o PCP e o PEV que lhes permitiu chegar ao Governo.

Sete anos depois da estreia na Festa do Pontal, Passos Coelho volta a Quarteira 'vestindo' exactamente o mesmo 'fato' de 2010: o de líder da oposição.

A Festa do Pontal realizou-se pela primeira vez há 40 anos, em agosto de 1976, ocasião em que decorreu no Pinhal do Pontal, junto à Ria Formosa, em Faro, e chegou a contar por duas vezes com a presença do fundador do partido Sá Carneiro.

Após um interregno de sete anos, a festa foi retomada em 2005 pelo então líder do PSD/Algarve Mendes Bota, na baixa de Faro, contando com a presença do então líder do partido Marques Mendes.

No ano seguinte, o convívio social-democrata passou para a marginal de Quarteira e Marques Mendes não compareceu, delegando a representação da direção do partido no vice-presidente Azevedo Soares.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela