Secções
Entrar

Esta app encontra "a bifana ou o cozido mais perto de si"

02 de fevereiro de 2016 às 10:12

Foi desenvolvida por um grupo de lusodescendentes e pretende encontrar restaurantes, produtos alimentares ou actividades de lazer latinas

Um grupo de lusodescendentes vai lançar, a 7 de Março, em França, uma aplicação móvel para "encontrar imediatamente tudo o que é latino", incluindo "a bifana ou o cozido mais perto de si", explicou à Lusa Bruno António, um dos mentores do projecto.

A aplicação chama-se Reflex Latino e pretende encontrar restaurantes, produtos alimentares ou actividades de lazer latinas através da geolocalização, sendo "dirigida a todos os latinos: os portugueses, os espanhóis, os italianos, os brasileiros, os outros povos de América Latina e todos aqueles que se sentem próximos desta cultura".

"Uma das mais-valias é a pesquisa por afinidades, com as nossas palavras, ou seja, se quiser encontrar a bifana ou o cozido mais perto de si, mas também a caipirinha, olimoncelloou o presunto de pata negra. A pesquisa usa o mesmo vocabulário que a comunidade. É uma ferramenta que conhece as comunidades e que fala as mesmas línguas que a diáspora", descreveu Bruno António.

O lusodescendente de 27 anos sublinhou que "não é unicamente uma ferramenta para os emigrantes" até porque vai começar por funcionar em francês e só depois em português, visando "os franceses que se estão a interessar cada vez mais por Portugal, Espanha, Itália ou Brasil", mas admitindo que a aplicação "pode ser um apoio para os emigrantes matarem saudades e até partilharem as saudades com outros latinos".

"A nossa ferramenta valoriza as comunidades, as associações, as empresas, Portugal, Espanha e todos os países latinos. Queremos ser a primeira rede para todos. Por exemplo, se tem uma marca de vinhos e se quiser distribuí-la e internacionalizá-la, com o nosso aplicativo pode aceder a essa possibilidade de forma gratuita. Vai poder aceder a todo esse mercado da saudade e muito mais porque também pode interessar a outros povos que têm essa sensibilidade", explicou.

A aplicação vai funcionar através de "uma pesquisa clássica tradicional, por restaurantes, alimentação, lazer, todo o tipo de actividades", havendo "promoções e descontos flash que permitem, por exemplo, que num restaurante tenha um café ou um kir [bebida alcoólica] oferecidos", contando ainda com "uma funcionalidade que permite fazer o flashda factura e se for designado vencedor é o Reflex Latino quem paga a conta".

"Há ainda a parte de comunicação entre os parceiros: se tiver uma empresa em Portugal e quiser comunicar com empresas cá e fazer negócio vai poder fazê-lo directamente. Ou, enquanto utilizador final, se quiser ter uma aula de salsa ou de kizomba e quiser saber os horários também pode enviar uma mensagem e o responsável da escola vai poder responder", continuou.

A aplicação é o resultado de oito meses de trabalho de mais de uma dezena de colaboradores, sendo comercializada pela empresa 2903 International Group, presidida por Bruno António, e tendo sido concebida pela Mediatree, uma empresa especialista em novas tecnologias presidida por outro lusodescendente, Philippe Mendes.

Depois de França, o objectivo é "expandir-se para outros países", mas, para já, "as empresas de todo o mundo, incluindo portuguesas" são convidadas a inscreverem-se gratuitamente na base de dados da Reflex Latino a partir de 16 de Fevereiro nesta página da Internet.

A aplicação vai ser gratuita e vai estar disponível para o público a partir de 7 de Março na App Store e no Google Play.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela