As promessas de início de ano
Aos primeiros dias de janeiro comprometi-me a um desafio: ficar 100 dias sem tocar em açúcar
Aos primeiros dias de janeiro comprometi-me a um desafio: ficar 100 dias sem tocar em açúcar
O hotel Octant Évora, a 20 minutos do centro histórico da cidade, é uma experiência campestre para as famílias, com atividades para os miúdos, sossego para os adultos e o Alentejo autêntico à porta.
O regresso aos palcos de Bumba na Fofinha e Conan Osiris, a mesa cinquentenária do Visconde da Luz e o dia de reis no bairro de Marvila são as propostas para um fim de semana preenchido.
Foram os resorts de luxo e a praia a projetá-la para o mundo, mas a República Dominicana é muito mais: um destino de música e dança, natureza selvagem, boa comida e bebida e um profundo legado histórico. Punta Cana está agora mais próxima.
Gosta de ser conhecido como o filósofo do pão, porque é disso que se alimenta, literalmente. De discurso inflamado, aponta o dedo à indústria, aos ultraprocessados, às novas padarias e até a Putin. Cuidado, a ver se o presidente russo não se constipa ou lá vai o preço do alimento essencial por aí acima
Vem aí o segundo festival do azeite. Provem e experimentem, é o conselho do curador e apaixonado pelo tema Edgardo Pacheco.
O frio e a chuva também têm coisas boas: trazem o cozido à portuguesa de volta aos menus dos restaurantes. Mas afinal, de onde vem, que variantes existem e onde o devemos comer?
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.
O primeiro português a ter duas estrelas Michelin cresceu em Cascais, marcado pela morte súbita do pai quando tinha 7 anos. Quis ser arquiteto, mas acabou a conquistar prémios de cozinha - o primeiro no Tavares, onde até toalhas pagou.
Carnes, enchidos e legumes compõem o cozido à portuguesa, um dos trunfos da gastronomia de inverno. De Lisboa a Vila Real, de Sintra a Leiria e ao Porto, não faltam opções para desfrutar do prato.
Nos restaurantes e bares do país vizinho encontra-se o melhor que há de peixe, marisco, carne, enchidos, vegetais e vinho. Embarque nesta viagem para saber o que pode degustar em cada uma das regiões de Espanha. Vai gostar.
É um dos hábitos mais comuns na cozinha mas não é inofensivo - pode provocar uma intoxicação depois de reaquecido. A engenheira alimentar explica que a alimentação saudável não é necessariamente segura e identifica os erros mais perigosos que estão completamente normalizados.
Cozinhas assentes na gastronomia tradicional ou propostas para conhecer sabores internacionais: seja qual for a sua escolha, há sete novos restaurantes que vale a pena conhecer, de norte a sul do País.
Culpa de um poeta. E o prego tem esse nome por causa do senhor Manuel ou por ser duro? Afinal, quais são as histórias por trás dos petiscos mais tradicionais.
Há quem a chame rainha do alcatrão: faz 100km entre a casa e o trabalho, diariamente. E gosta. Nunca se deixa abalar com as críticas e trabalha sempre em agosto. Durante três dias, acompanhámos (à distância) a taróloga e anfitriã de Noite das Estrelas, da CMTV.
Vão ganhando dimensão cá dentro e lá fora, e o calor do verão é óptima altura para os apreciar: leves e aromáticos ou estruturados e profundos, os rosés vieram para ficar, diz o especialista Manuel Moreira.