Sábado – Pense por si

Roman Polanksy vai ser julgado por alegada violação em 1973

O cineasta conhecido por obras como "O Pianista", "Chinatown" e "A Semente do Diabo" enfrentou outras acusações de cariz sexual ao longo da sua carreira mas defendeu-se sempre considerando-as falsas.

O cineasta franco-polaco Roman Polanski vai ser julgado por alegadamente ter violado uma jovem menor de idade em 1973. É esperado que o julgamento comece em agosto de 2025.

Getty Images

A informação foi avançada pela defesa da alegada vítima que é encabeçada pela famosa advogada do movimento #MeToo Gloria Allred que partilhou que "o juiz marcou a data para 4 de agosto de 2025 às 10h para um julgamento de dez dias com júri".

Roman Polanski tem atualmente 90 anos e é considerado fugitivo nos Estados Unidos desde 1978, altura em que saiu do país depois de ser acusado de manter relações sexuais com uma menor de 13 anos, Samanthe Geimer, crime ele admitiu ter cometido. Isto significa que a presença de Polanski na Califórnia é pouco provável mas Gloria Allred acredita que "ele não precisa de comparecer", uma vez que se trata de um processo civil.

O caso que vai entrar agora em julgamento terá ocorrido em 1973 quando o cineasta convidou uma adolescente de apenas 16 para jantar, poucos meses depois de se terem conhecido numa festa. No restaurante, Polansky pediu duas tequilas e passado algum tempo a jovem começou a sentir-se tonta pelo que o realizador a levou para sua casa em Los Angeles e a adolescente terá adormecido na cama.

"A queixosa lembra-se de acordar na cama do arguido com ele deitado ao lado dela. Ele disse-lhe que queria ter relações sexuais com ela. A queixosa, embora alcoolizada, disse-lhe que não. E disse várias vezes: ‘Por favor não faça isso’, mas ele ignorou todos os seus apelos", afirmou a advogada na conferência de imprensa. Segundo a acusação, depois deste diálogo a jovem foi despida e violada.  

A acusação foi feita publicamente pela primeira vez em 2017 mas a vítima mantém o anonimato até hoje, sendo mencionada apenas como Robin. A ação judicial deu entrada no tribunal em junho do ano passado ao abrigo de uma lei no estado da Califórnia que alargou o prazo de prescrição para crimes de abuso infantil.

Roman Polansky enfrenta problemas judiciais também em França, onde vive desde 1978, já que a atriz britânica Charlotte Lewis apresentou queixa por difamação e agressão sexual, que terá ocorrido em 1983, quando tinha apenas 16 anos.

O cineasta conhecido por obras comoO Pianista,ChinatowneA Semente do Diaboenfrentou outras acusações de cariz sexual ao longo da sua carreira mas defendeu-se sempre considerando-as falsas.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.