Uma árvore genealógica do Santo Padre revela que Justin Bieber ou Angelina Jolie são seus parentes. Mas o mais surpreendente é o parentesco com Madonna, sua prima em 9.º grau, várias vezes excomungada pela Igreja.
O Papa Leão XIV pode ser o primeiro pontífice norte-americano da história da Igreja Católica, mas a sua genealogia revela ligações mais surpreendentes: ele é parente, ainda que afastado, de várias celebridades como Madonna, Justin Bieber, Angelina Jolie ou Hillary Clinton.
Gregorio Borgia/ AP
A descoberta foi feita por uma investigação doThe New York Times, que traçou a árvore genealógica do Santo Padre – nascido Robert Francis Prevost, em Chicago, em 1955. Segundo aquela publicação, Leão XIV descende de Louis Boucher de Grandpré, um francês que emigrou para o Quebec, no Canadá, por volta de 1650. Esse antepassado também liga o Pontífice a figuras como o ex-primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau.
O parentesco mais irónico
A parente mais surpreendente deste estudo é, sem dúvida, Madonna, prima em 9.º grau do Papa. Por ironia, a rainha da pop, nunca se deu bem com a Igreja Católica. Em 1989, a cantora causou indignação com o videoclip de Like a Prayer, um dos seus maiores êxitos, que foi considerado uma blasfémia. A diva aparecia numa capela a beijar uma divindade negra, que seria a representação de Jesus Cristo, além de cantar no meio de cruzes em chamas.
Em 1990, Madonna voltou a provocar a Igreja. Durante uma tour, a artista incluiu uma coreografia da música Like a Virgin, e em palco, simulava a masturbação, ato que é visto como pecaminoso pela instituição católica. Em 2006, foi mais uma vez excomungada por causa da Confessions Tour. Na música Live To Tell aparecia "pregada" numa grande cruz espelhada, com uma coroa de espinhos na cabeça.
Madonna reagiu com o pai
Em 2024, Madonna, de 66 anos, voltou a provocar a Igreja em publicações, com imagens geradas por inteligência artificial, ao lado do Papa Francisco, em que ela aparecia com um decote sensual, agarrada ao líder religioso e assegurava: "Sou uma boa católica. Juro! Quer dizer... não juro! Faz décadas desde a minha última confissão. Podemos encontrar-nos um dia para conversar sobre assuntos importantes". Agora, com a revelação do parentesco com Leão XIV, que se tornou viral, a estrela reagiu com humor. Aproveitou uma visita que fez ao pai, Silvio Ciccone, de 94 anos, tirou uma fotografia e publicou nos stories do Instagram, onde é seguida por 20 milhões. "Silvio! Estamos relacionados ao Papa! Faça uma pose", escreveu na legenda.
Segundo o Times, pelo menos 17 dos ancestrais do Papa Leão XIV, registados em documentos históricos, viviam em Nova Orleães e foram identificados por expressões como "pessoa de cor livre", "crioula" ou "mulato". Muitos desses registos datam do século XIX, período em que a cidade era um centro vibrante de cultura afrodescendente.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.