Sábado – Pense por si

Nelson Évora reage a vídeo de Ana Peleteiro: "A pessoa visada nesta história não sou eu" 

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 10 de dezembro de 2024 às 18:05
As mais lidas

Os dois atletas tiveram uma relação entre 2016 e 2021.

Nelson Évora afastou-se esta terça-feira das declarações de Ana Peleteiro sobre a sua experiência numa relação abusiva. "Manifesto toda a minha empatia pela Ana e por todas as mulheres e homens que passam por este tipo de situação. A pessoa visada nesta história não sou eu", afirmou o atleta português num Insta story.  

EPA / VALDRIN XHEMAJ

A atleta publicou um vídeo no Tik Tok onde revelou ter sido vítima de abusos sexuais repetidos durante uma relação passada. A realidade é que apenas são conhecidas duas relações a Ana Peleteiro, a primeira com Nélson Évora, entre 2016 e 2021, e a segunda com Benjamin Compaoré, desde 2021, com quem é casada. 

Nélson Évora, que não respondeu aos pedidos de comentários feitos pela SÁBADO, referiu ainda: "Agradecia, por isso, que não me associassem a esse testemunho sob pena de consequências legais". Desde segunda-feira, altura em que o vídeo de Peleteiro foi publicado, que as caixas de comentários das redes sociais do português se têm inundado de comentários onde é relacionado com as acusações, maioritariamente feitos em espanhol.  

Em 2023 Ana Peleteiro já tinha referido que tinha estado numa relação onde foi obrigada pelo ex-namorado a deixar de seguir atletas masculinos nas redes sociais e no ano seguinte admitiu, pela primeira vez, ter sido vítima de abusos sexuais que a "afetaram bastante" durante uma relação.  

Em nenhuma das vezes a triplista referiu o nome do então namorado, mas no vídeo agora publicado referiu: "Não é muito difícil saber quem é". A sua partilha surge no seguimento da trend "mesmo assim fiquei", que tem sido muito utilizada em Espanha para mulheres contarem as suas experiências em relações abusivas. 

@apeleteirob

Y aunque parecia imposible consegui salir y ser la mejor fuerte, valiente y feliz que soy hoy en dia ???

? sonido original - Ana Peleteiro

Depois do termino da relação entre Nelson Évora e Ana Peleteiro também o português entrou numa nova relação, da qual teve uma filha este ano.  

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.