Secções
Entrar

A maldição das estrelas Disney. Demi Lovato conta que foi violada na adolescência

Ana Bela Ferreira 17 de março de 2021 às 14:00

A cantora não revela quem a violou, mas refere que era alguém que tinha de ver todos os dias nos tempos em que trabalhava no Disney Channel.

A cantora Demi Lovato revelou que foi violada quando era adolescente e trabalhava no Disney Channel no final da década de 2000. O violador seria alguém que a artista tinha de ver todos os dias. Mais, o alegado violador não sofreu qualquer consequência, depois de ela ter revelado o que lhe tinha acontecido.

Apesar desta denúncia, Demi Lovato não revela o nome da pessoa que acusa de a ter violado. No documentário em que fez estas revelações, diz apenas que era uma pessoas que "tinha de ver a toda a hora" depois do que aconteceu.

Estas revelações fazem parte do documentário do YouTubeDemi Lovato: Dancing with the Devil, que estreou na terça-feira no SXSW. Nesta série documental, a cantora de 28 anos fala ainda do trauma, da dependência das drogas e do álcool e do facto de quase ter morrido de overdose em 2018. A cantora debate-se ainda há anos com bulímia.

É ao contar o episódio da sua overdose - durante o qual terá sido violada pelo traficante que lhe vendeu a droga - que Demi Lovato fala da violação na adolescência. "Perdi a minha virgindade numa violação", revelou. "Telefonei à pessoa um mês depois e tentei fazer o quer certo, mas tudo o que consegui foi sentir-me ainda pior."

https://youtu.be/jTiiD8L811w


Sobre o episódio, Demi Lovato descreve-o como tendo começado de forma consensual. "Estamos a beijar-nos e eu disse 'hey, isto não vai mais longe, sou virgem e não quero perder a virgindade desta forma.' E isso não interessou para essa pessoa, que avançou na mesma. Interiorizei isso e disse a mim mesma que a culpa era minha porque entrei no quarto com ele, beijei-o."

Demi Lovato não revela quando ou onde aconteceu este episódio. Mas sublinha que tal aconteceu durante o tempo em que "era parte daquele grupo Disney que dizia publicamente que iam esperar até ao casamento". Uma referência aos anéis de castidade - uma joia que simbolizava o compromisso de esperar pelo casamento para ter relações sexuais. Esta joia foi usada durante algum tempo (no final dos anos 2000) por artistas adolescentes como Nick e Joe Jonas, Miley Cyrus ou Selena Gomez.

A própria Demi lovato chegou a usar esse anel de castidade em 2008, quando rodou o filmeCamp Rock, pelo qual ficou conhecida, e tinha 15 anos.

Estes traumas contribuiram, admitiu a cantora, para que não conseguisse dar a volta por cima durante tanto tempo. "Culpei-me durante anos e esse é também o motivo pelo qual teve muita dificuldade em aceitar que o que me tinha acontecido era uma violação."

Em 2018, Demi Lovato pôs fim a seis anos de sobriedade, diz ela, por causa dos distúrbios alimentares e do controlo por parte da sua equipa. Acabou por sofrer uma overdose que lhe provocou um ataque cardíaco e a deixou dias no hospital. Diz mesmo que foi "deixada para morrer" pelo seudealer, que a terá violado enquanto sofria a overdose e mal estava consciente.

As lutas da estrela adolescente
Demi Lovato começou a sua carreia aos 9 anos, mas apenas atingiu o estrelado aos 15 quando fez parte do elenco de Camp Rock produzido pelo Disney Channel. Depois participou em séries dos mesmo canal e passou pelo júri do programa de talentosX Factor, ao mesmo tempo que mantinha uma carreira de cantora.

As primeira revelações das suas lutas pessoais começaram em 2010, dois anos depois de ter feitoCamp Rock. Aos 18 anos, estava a increver-se numa clínica de reabilitação para tratar a dependência do álcool e das drogas.

Em 2013, para a ajudar a manter a sobriedade e a lidar com a bipolaridade e distúrbios alimentares interna-se numa casa de reabilitação. Depois de seis anos sóbria, volta a ter uma recaída e canta sobre isso na música "Sober".

Durante uma overdose em 2018 sofre três derrames e um ataque cardíaco. Os médicos chegaram a acreditar que a estrela da música não iria sobreviver. Apesar das lutas, Demi Lovato mantém uma atitude positiva e tenta com a partilha da sua experiência ajudar pessoas que estão na mesma situação.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela