Sábado – Pense por si

Câmara de Lisboa perde recurso no caso "Russiagate" sobre dados de ativistas russos
Lusa

Câmara de Lisboa perde recurso no âmbito do processo "Russiagate"

As juízas referem que "a outra conclusão não pode chegar-se senão a de que o município de Lisboa agiu com dolo, uma vez que resulta demonstrado que as suas condutas são violadoras de deveres de natureza administrativa, e o município de Lisboa tinha consciência dessa violação".

Lusa

Providência cautelar pelo castigo a Matheus Reis indeferida pelo TCAS

Matheus Reis foi castigado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol depois de uma queixa apresentada pelo Benfica, sendo punido com quatro jogos devido a agressões a jogadores, após um lance com Andrea Belotti, então ao serviço dos 'encarnados'.

Marco Alves

Pinto Luz comia com os amigos do PSD, assessores e jornalistas... e quem pagava era a câmara de Cascais

A autarquia recusou mostrar à SÁBADO as faturas dos almoços dos membros do executivo, para que a revista pudesse escrutinar quem estava presente e o que se gastou. Perdeu a primeira ação em tribunal, recorreu e voltou a perder. Os documentos mostram como durante 10 anos o vice-presidente, hoje ministro das Infraestruturas e Habitação, faturou à autarquia dezenas de refeições com personalidades ligadas ao PSD numa altura em que foi dirigente e candidato à liderança do partido.

80 mil euros em almoços

Foi um processo demorado, e foi necessário recorrer aos tribunais, mas a insistência deu resultados, pois foi possível perceber quanto dinheiro gastaram (e com quem) os dois responsáveis da câmara de Cascais em almoços e jantares. E ainda: entrevista a José Rodrigues dos Santos; os métodos de uma consultora de namoros.

As refeições de Pinto Luz

Os gastos de responsáveis políticos com dinheiro dos contribuintes são de interesse público e devem ser escrutinados. Para garantir que eles servem o bem comum e impedir que alguns se sirvam do que é de todos. Na SÁBADO, usaremos todos os recursos ao nosso alcance para cumprir essa missão.

Marco Alves

Transparência. Como os políticos escondem documentos

Da Lisboa de Carlos Moedas aos governos de Costa e Montenegro, das câmaras comunistas da Margem Sul às juntas do PS e do PSD, políticos de todos os quadrantes recusam mostrar como gastam o dinheiro dos cartões e fundos de maneio que têm nos gabinetes. Recorrem a serviços jurídicos pagos pelo Estado e chegam a invocar "reserva da vida privada". Esta é a história de uma odisseia que dura há dois anos e já originou 42 queixas, 21 processos judiciais e 6 sentenças.

Margarida Davim

A guerra entre a SÁBADO e a ERC por causa de Jacques Rodrigues

Uma investigação da SÁBADO sobre Jacques Rodrigues desencadeou um processo movido pela ERC. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social queria obrigar a revista a respeitar a paginação escolhida pelo empresário agora detido, mas o tribunal não lhe deu razão.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30