Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
23 de outubro de 2024 às 18:00

80 mil euros em almoços

Foi um processo demorado, e foi necessário recorrer aos tribunais, mas a insistência deu resultados, pois foi possível perceber quanto dinheiro gastaram (e com quem) os dois responsáveis da câmara de Cascais em almoços e jantares. E ainda: entrevista a José Rodrigues dos Santos; os métodos de uma consultora de namoros.

De 2013 a 2023, o presidente da câmara de Cascais, Carlos Carreiras, e o seu vice-presidente, Miguel Pinto Luz, apresentaram 80.561 euros de faturas em almoços e jantares de trabalho. A investigação do jornalista Marco Alves começou há mais de um ano e só foi possível depois de vários procedimentos, que incluíram recorrer à Comissão de Acesso a Documentos Administrativos, ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra e ao Tribunal Central Administrativo Sul. Neste último, três juízas deram razão à SÁBADO, argumentando que, ao contrário do que alegava a autarquia, "o direito à privacidade não é um direito absoluto, devendo harmonizar-se com os demais direitos fundamentais, como é o direito de acesso a documentos administrativos".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.