Sábado – Pense por si

Após cessar-fogo, reféns regressam a Telavive sob incerteza de paz
Alfredo Leite, em Israel

Cessar-fogo frágil põe fim a dois anos de sufoco

O regresso dos reféns pôs fim à espera ansiosa de um país inteiro, centrada na praça em que as famílias se reuniam em Telavive, mas sentida em cada rua. Contudo, a alegria e o alívio vivem a par da enorme incerteza pelo futuro de uma paz instável e que já começou a dar sinais de quebra.

Cortejo fúnebre na Palestina demonstra a crise e a guerra no território
João Carlos Barradas

Palestina: Estado crítico

Um arremedo de estado num território em guerra cada vez mais exíguo e retalhado, com populações em fuga ou obrigadas a deslocação forçada, sem instituições capazes de assegurar em permanência funções administrativas básicas: esta é a realidade no terreno.

Rita Rato Nunes

No PCP “disseram-me que era carta fora do baralho”

Sentiu-se injustiçada pela comunicação social no caso das faturas e acusa os comunistas de lhe terem “bloqueado a campanha em Almada”. Dores Meira está de volta a Setúbal e já lhe chamam presidente.

Talvez crónica

A liberdade é traiçoeira

Numa altura em que se tentam descobrir tantas e tão perversas maneiras de baixar a garimpa à liberdade, comemorar o 25 de Abril não é só importante – é fundamental. Para que um dia não sintamos saudades daquilo que só demos pela falta quando já lá não estava.

Gonçalo Correia

Bárbara Branco: "Não me deslumbrei e não me encosto a elogios"

O palco é dela: uma das mais reconhecidas atrizes da nova geração volta ao teatro com uma “peça-concerto” sobre o 25 de Abril. Em entrevista, fala de política, da fama e da sua história. "Quero que me conheçam pelo meu trabalho", vinca.

Raquel Lito

Separados, mas obrigados a ficar na mesma casa

Artur dorme ao lado da ex, Manuela prefere ficar na sala, Cristina e João aguardam uma proposta para venderem o T3 e Isabel tem de pôr cadeados nas caixas da sua comida. Relatos de quem arrasta o processo de divórcio e não consegue recomeçar por causa dos preços na habitação.

Talvez crónica

Os nossos dias

Não planear os dias é a vitória suprema da liberdade sobre o sufoco do compromisso. É conseguir que o nada que está garantido seja muito mais do que o dia cheio de certezas que quem planeia acha que vai ter.

Raquel Lito

Os bons negócios com a troca de casa

A mudança contraria a crise: há famílias que agora vendem (bem) a habitação para comprarem uma maior – e ainda conseguem suavizar o crédito. Algumas revelam à SÁBADO como foi a transação.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente