Sábado – Pense por si

Carlos Torres

Seleção feminina: os sonhos da nova geração

Beatriz, Ana, Carolina e Bárbara têm poucos jogos por Portugal, mas muita ambição. Assumem que chegam a este Europeu (a estreia é contra Espanha, dia 3) sem medo das principais seleções mundiais e ainda sonham em jogar nas grandes ligas europeias e triunfar na Liga dos Campeões.

Carlos Torres

Euro 2024. O que é que os jogadores podem fazer nos intervalos da bola?

A ideia é que a seleção fique na Alemanha até à final, a 14 de julho - e, já agora, que saia de lá campeã da Europa. Se isso acontecer, haverá muito tempo livre depois dos treinos, dos jogos e das análises táticas aos adversários. Para que os jogadores não se aborreçam, nove figuras portuguesas ligadas à cultura e ao entretenimento aconselham coisas interessantes para fazer nos tempos livres.

Tiago Carrasco

Pepe faz 40 anos: veja as melhores histórias do futebolista

Esteve para ser taxista, chegou a Portugal só com 5 euros e um pé partido e transformou-se num “monstro” competitivo que acumula troféus – como o Euro 2016 por Portugal ou as três Ligas dos Campeões no Real Madrid. Uma viagem pela sua longa carreira.

Talvez crónica

Fernando Santos na vanguarda da eutanásia

Quando, no fim do jogo, um jornalista lhe perguntou se vai abandonar o cargo da selecção, o seleccionador foi claro: “Nem se coloca essa questão.” Mas é possível que não se esteja a contar com uma coisa: que Cristiano Ronaldo, sentado no banco, tenha adiantado a eutanásia de Fernando Santos.

David Novo

Portugal-Coreia do Sul: atenção que eles podem pôr-nos no caminho do Brasil

A seleção portuguesa já está nos oitavos, mas precisa de não perder o jogo desta sexta-feira, dia 2, para garantir de certeza o 1º lugar no grupo e possivelmente evitar defrontar o Brasil. Pedimos ao treinador José Morais, que em 2020 foi campeão na Coreia do Sul pelo Jeonbuk, que analisasse as maiores figuras da seleção asiática.

Carlos Torres

Almanaque: um hat-trick que demorou 76 anos a ser reconhecido

Sabia que até começar o Qatar 2022 já se tinham marcado 2548 golos em Mundiais, sendo 53 autogolos? E que o primeiro hat-trick da prova, logo em 1930, da autoria de um jogador dos EUA, só foi reconhecido pela FIFA dali a 76 anos, já o autor tinha morrido? E que uma previsão matemática aponta o Brasil como futuro campeão?

Cuidados intensivos

Outros futebóis

O PAN, para não ficar atrás do Livre, tentou aprovar uma licença menstrual até 3 dias. Não passou. Em teoria, não me oponho à racionalidade da medida; na prática, como não ver que 3 dias de baixa para as mulheres representam uma injustiça laboral para os homens?

Tiago Carrasco

Carlos Queiroz: “Alguns dos que me tramaram estão agora presos”

O antigo seleccionador dispara para todos os lados e diz que o incidente que teve com os médicos do controlo antidoping, em 2010, foi um caso político que terá envolvido o ex-primeiro-ministro, José Sócrates. Fala ainda da infância e dos seus encontros com Mandela.

Carlos Torres

A seleção nasceu há 100 anos: e houve logo uma guerra Lisboa-Porto

O primeiro desafio aconteceu a 18 de dezembro de 1921, em Madrid, e registou-se uma derrota (3-1) contra Espanha. A convocatória foi polémica e ditou um boicote dos clubes do Norte, os jogadores usaram as camisolas pretas do Casa Pia e queixaram-se do "campo estreito". Conheça os 11 que fizeram história por Portugal.

Tiago Carrasco

Luis Diaz: o craque do realismo mágico

Luis Diaz só chegou a um clube a sério aos 18 anos. Até lá, treinou na escola de futebol do pai, que tinha de vender cabras para comprar chuteiras e equipamentos. É descendente de índios wayúu e oriundo de La Guajira, inspiração do escritor Gabriel Garcia Márquez.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.