
Mulheres de jihadistas a caminho de Portugal
O MNE está a coordenar um grupo restrito que, em segredo, está a estudar o repatriamento de quatro mulheres e oito crianças dos terroristas portugueses do Estado Islâmico.
O MNE está a coordenar um grupo restrito que, em segredo, está a estudar o repatriamento de quatro mulheres e oito crianças dos terroristas portugueses do Estado Islâmico.
Nos anos 1980, a Bolsa não chegava para toda a gente e faziam-se negócios no parque de estacionamento do Terreiro do Paço, com os títulos na bagageira dos carros. Muito antes disso, já havia corretores na rua mais luxuosa de Lisboa, onde o vinho era proibido.
O Tribunal da Relação pôs fim ao conflito entre as comarcas de Sintra e Lisboa, que não queriam julgar a rede terrorista do Estado Islâmico
O Tribunal de Sintra declarou-se incompetente para julgar crimes de terrorismo e diz que o processo deve correr no Tribunal de Lisboa… que antes tinha enviado o caso para Sintra. Relação vai decidir.
O juiz Carlos Alexandre pronunciou esta sexta-feira todos os acusados de pertencer ao grupo terrorista. Rómulo Costa continua em prisão preventiva
Rómulo Costa foi esta semana acusado de adesão, recrutamento e financiamento em prol do Estado Islâmico. A partir da cadeia, respondeu por escrito às questões da SÁBADO - e diz-se inocente.
Estão em causa crimes de adesão, recrutamento e financiamento do Estado Islâmico.
O grupo de terroristas portugueses recrutou jovens britânicos e enviou-os para a Síria através de Lisboa. As despesas foram pagas através da obtenção fraudulenta de subsídios.
Em entrevista à agência curda ANF, Nero Saraiva, preso na Síria, relata o seu percurso mas não entra em detalhes sobre o que fez no Estado Islâmico nem se quer voltar a Portugal.
As autoridades estavam em alerta desde que receberam informações de que Nero Saraiva poderia ter sobrevivido ao colapso do Estado Islâmico. O mais importante jihadista nacional está agora detido na Síria.
Rómulo Costa, irmão de Celso e Edgar Costa foi detido em Portugal vindo do Reino Unido. É suspeito de ajudar os familiares a viajar para a Síria
Foram polícias da moral e dos costumes, recrutadoras e propagandistas. Podem até ter estado só a cuidar da casa, dos maridos e dos filhos - mas foram parte ativa, e fundamental, de um grupo terrorista. É preciso não olhar para elas apenas como vítimas
As autoridades identificaram oito raparigas que viajaram para a Síria com os portugueses do Estado Islâmico. Algumas levaram as crianças nascidas em Portugal, no Reino Unido e na Tanzânia – ao todo estão sinalizadas 15 menores. Sem contar com as luso-descendentes e os seus filhos.
Família do jihadista português tem tentado trazê-la e aos dois filhos para Lisboa.
Reema Iqbal, companheira do terrorista Celso Rodrigues da Costa, disse ao The Sunday Times querer voltar para Londres. A família do jihadista português tem tentado trazê-la e aos dois filhos para Lisboa.
As autoridades identificaram oito raparigas que viajaram para a Síria com os portugueses do Estado Islâmico. Algumas levaram as crianças nascidas em Portugal, no Reino Unido e na Tanzânia.