Sábado – Pense por si

Talvez crónica

Somos feitos da curiosidade que temos

Uma pessoa que se rende à falta de curiosidade nunca vai saber o que está a perder. Deixa-se ficar deitada a apanhar pó por dentro, enquanto a vida lá fora avança em passos largos e fugidios. As respostas ficam cabisbaixas trancadas numa sala, a trocarem olhares entre elas, ansiosas por se virem mostrar como nunca antes as viram.

Talvez crónica

Carta de amor do Mal

Andam aí muitas liberdades e já sabemos no que é que isso dá, a dizeres frases feitas na assembleia, de joelhos na braguilha do populismo, a chupar aquilo tudo até ao fundo da garganta, com o populismo todo enfiado na boca.

Filipa Vaz Teixeira

Tudo Sobre a Minha Mãe dá mais espaço às mulheres

Daniel Gorjão leva o filme de Pedro Almodóvar ao palco para questionar a “incondicionalidade da força feminina”. A peça estará em cena no São Luiz até 22 de janeiro, seguindo depois para o Porto.

Paulo Barriga

Hospital Lusíadas acusado de xenofobia

Jorlan deu entrada no hospital com crise renal e passou 15 horas sob suspeita de ser uma “mula” do tráfico de cocaína. O brasileiro diz-se vítima de preconceito.

SÁBADO

O culto da carga, por David Attenborough

Novo livro do célebre naturalista chega a Portugal a 5 de agosto e aborda as expedições feitas na década de 50. Leia um excerto do livro, sobre o culto dos objetos trazidos pelos Europeus em Vanuatu, em pré-publicação na SÁBADO.

Raquel Lito

Três dias com Pedro Teixeira da Mota

De manhã, viu bugigangas. À tarde, gravou com Bruno Nogueira e Ricardo Araújo Pereira. Há 200 semanas que (não) brinca em serviço: o podcast ask.tm mantém-se nos tops.

A rebeldia é a melhor arma

Num mundo cada vez mais politicamente correto e intelectualmente balofo, João Miguel Tavares e John Stewart deram-nos uma lição de juventude irreverente, a mesma que no passado esteve na vanguarda das transformações sociais, mas hoje engorda na cadeira do poder.

Vanda Marques

Os seis mortos do 25 de Abril

Tinham entre 18 e 38 anos e morreram na Revolução sem Sangue. No livro Esquecidos em Abril o jornalista Fábio Monteiro conta quem foram estas vítimas.

Afonso e Helena, um casal separado pela ditadura

Afonso Rodrigues foi preso em 1971 por ser militante do Partido Comunista Português. Esteve dois anos entre Caxias e Peniche. Por dificuldades financeiras, Helena abortou o filho que esperava.

Vegetais vs. carne

É o debate do momento: a carne ainda é necessária à alimentação? Ou será que esse hábito, com 2,5 milhões de anos, está em vias de extinção? Veja as respostas e perceba como os vegetarianos têm aumentado. E descubra quem foram os mortos do 25 de Abril e que doces da Páscoa sugerem oito pasteleiros

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30