Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima Grande Repórter
19 de junho de 2019 às 09:00

A rebeldia é a melhor arma

Num mundo cada vez mais politicamente correto e intelectualmente balofo, João Miguel Tavares e John Stewart deram-nos uma lição de juventude irreverente, a mesma que no passado esteve na vanguarda das transformações sociais, mas hoje engorda na cadeira do poder.

Nos versos de José Mário Branco, a cantiga era uma "arma de pontaria", "fabricada com cuidado" e com um mecanismo "bem perfeito e oleado". Num tempo em que as cantigas não passam de meia dúzia de palavras mal amanhadas, acompanhadas por sons do computador, a arma enferrujou, já não tem o mesmo efeito letal. Sobra-nos a rebeldia e o humor como armas extremamente eficazes contra aquilo que, um dia, Marcelo Rebelo de Sousa (o comentador) definiu como o "nacional-porreirismo" ao que se acrescenta um estado de atual "nacional-indiferença".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.