Sábado – Pense por si

Com a mulher, Tita, que todos tratam por Queen Mother, e a restante família - tem cinco filhos e 14 netos
Ana Taborda

Balsemão: uma família que sempre foi da elite

Francisco Pinto Balsemão viveu até casar num palacete, rodeado de empregados. Do lado da mãe descende de D. João IV, o ramo paterno foi pioneiro da luz elétrica e fundou o Diário Popular.

José Tanganho (ao meio) com dois militares seus concorrentes, escoltados pela GNR
Lucília Galha

A primeira "Volta" foi a cavalo

Era para dar visibilidade aos militares, mas foi ganha por um civil - que se tornou o herói do povo. Foram quase 2 mil quilómetros em 25 dias e morreram 10 cavalos. A prova deu origem à Volta a Portugal em Bicicleta.

A diretora do Museu Biblioteca da Casa de Bragança, Ana Saraiva, explica que a exposição mostra o lado íntimo de D. Amélia em Vila Viçosa
Vanda Marques

A vida íntima de uma rainha do povo

D. Amélia passava grandes temporadas em Vila Viçosa, gostava de pintar, fazer herbários e até convidada as crianças da vila para brincarem com os filhos. Uma nova exposição quer celebrar o seu legado

Ana Taborda

Os condes donos do Martim Moniz

A 12ª Condessa deixou uma fortuna que, só no Alentejo, tinha mais de 50 propriedades. Ainda hoje se disputa a propriedade de um antigo cinema lisboeta, que, entre os herdeiros, tem vários Câmara Pereira e um nobre desaparecido.

Ana Taborda

O poder e a fortuna dos Duques de Palmela

Perseguidos pelo Marquês de Pombal, chegaram a ser a família mais rica do País – com um casamento que envolveu acusações de rapto e tentativas de suborno. Um dos descendentes do I duque levou a Rainha Isabel II a conhecer a Arrábida. Outros cruzaram os seus nomes com Espírito Santo, Soares Franco e Van Zellers.

Tiago Carrasco

Entre reis e lobos: o império hoteleiro de Alexandre, o Grande do Buçaco

Alexandre de Almeida começou na loja dos pais, no Luso, e transformou-se no primeiro industrial do setor português. Conviveu com estrelas de cinema e imperadores, trouxe a primeira máquina de café para a região e travou guerras com Salazar. Contra crises e tragédias, a família quer agora ganhar o concurso público do Palácio Hotel do Bussaco – para prosseguir o seu legado.

Ana Taborda

Quando ricos e famosos alugam as suas quintas e palacetes

Pode dormir na casa que guarda os botões de punho que o Rei D. Carlos usava quando foi assassinado, almoçar num palácio que pertenceu ao 2º duque de Palmela – com um dos seus descendentes –, ou ter pensão completa assinada pelo chef José Avillez.

4
Ricardo Santos

São Miguel. A ilha de todos os sabores

Parques e jardins, lagoas e ilhéus, história e miradouros, piscinas e poças, furnas, vacas, barracudas, lapas, queijo e ananás. São Miguel é uma ilha de delícias.

Ana Taborda

Os mais luxuosos casamentos reais portugueses

Construíam-se pavilhões, pontes e enormes arcos triunfais para festas que podiam ter três dias seguidos de fogo de artifício. Havia enxovais que valiam mais do que um palácio, joias com 4 mil pedras preciosas e banquetes preparados por 200 pessoas – servidos em mesas com toalhas de ouro.

Vanda Marques

A socialite que queria ser rainha

Nevada Hayes nasceu nos EUA, foi professora, mas sonhava com a aristocracia. Depois de três casamentos, conquistou D. Afonso, tio do ex-rei de Portugal, e tornou-se duquesa do Porto.

Ana Taborda

A mesa que serviu reis

Marcello Caetano teve direito a um vinho especial, mas preferiu um Buçaco mais corrente, Joaquim Chissano recusou o leitão por motivos religiosos e Spínola chegou de helicóptero ao hotel onde a família real fez vários banquetes.

Paulo Vila

Ferreira Pinto Basto: A família que revolucionou Portugal

Figuram entre os “donos” do País por causa da longa dinastia comercial e industrial que construíram. O patriarca nasce no século XVIII, mas, da política aos negócios, os seus descendentes estão por todo o lado e instalam-se nos mais prestigiados cargos públicos.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h