Sábado – Pense por si

Cuidados intensivos

Avisos vermelhos

Putin tem avançado no bombardeamento intensivo da Ucrânia, para "desilusão" de Trump, que esperava dele um maior apetite pela paz. Na cabeça do Donald, a suspensão da ajuda militar à Ucrânia seria um incentivo para que Moscovo se sentasse à mesa com Kyiv. Curiosamente, não lhe ocorreu que o incentivo podia ser outro.

Rita Rato Nunes

Lei da nacionalidade. O que estão a fazer os outros países?

Desde o início do ano, vários governos europeus têm apresentado medidas para dificultar a entrada de imigrantes. Depois do Reino Unido e de Itália é a vez de Portugal debater a lei da nacionalidade. Mas nenhum chega ainda aos calcanhares dos dinamarqueses, onde um executivo de esquerda tem aplicado leis de extrema-direita.

Caderno de Significados

Acreditar no Pai Natal

Pedro Nuno Santos hipotecou numa cartada o crédito de uma vida. Agora, ou constrói o aeroporto, resolve os problemas de habitação dos portugueses, endireita a TAP sem necessidade de pedir mais milhões ao erário público e moderniza o transporte ferroviário, ou entra na galeria dos políticos falhados.

SÁBADO

Guerra na Ucrânia pode obrigar a racionar gasóleo

A Europa importa metade do diesel da Rússia. As sanções impostas a Moscovo, na sequência da invasão da Ucrânia, vão criar um “défice sistémico”, avisa Russel Hardy, líder Vitol, uma empresa de petróleo suíça. Face à previsível escassez, o racionamento de gasóleo é uma hipótese em cima da mesa.

Ana Taborda

Germano de Sousa está a racionar testes PCR

Às 4 da manhã já há filas para senhas no laboratório central, que começou a distribuir um máximo de mil a cada 24 horas. “Até aos 12 mil testes por dia no País ainda nos aguentávamos, mas já estamos nos 14 mil”.

Eduardo Dâmaso

Dia 13, o dilema do cabrito da Páscoa

Este ano, há ou não um cabritinho para deitar abaixo de ensopado, acompanhado por um bom tinto? O momento é de trevas mas as papilas gustativas não têm de ser castigadas.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.