Sábado – Pense por si

Covid-19 não olha à cor da pele, mas grávidas negras e latinas estão mais expostas

Diogo Camilo
Diogo Camilo 12 de julho de 2020 às 18:34

Estudo nos EUA refere que mulheres grávidas negras e latinas estão cinco vezes mais expostas ao novo coronavírus que mulheres grávidas brancas. Nos EUA, grávidas são consideradas um grupo de risco, mas em Portugal não.

A Covid-19 não olha a idades, cor da pele ou estatuto social mas um estudo nos EUA apontou que mulheres grávidas negras e latinas estão cinco vezes mais expostas ao novo coronavírus que mulheres grávidas brancas. A descoberta, ainda não publicada em qualquer revista científica, foi feita após testes serológicas a cerca de 1.300 mulheres na cidade norte-americana de Filadélfia e, apesar de não referirem quem está atualmente infetado, apontam para um número alarmante de mulheres que já estiveram ou estão em contacto com o vírus atualmente – mesmo sem apresentarem sintomas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.