Sábado – Pense por si

Gonçalo Correia

Um festival diferente para as férias

Na semana em que começam os grandes festivais, trazemos-lhe 11 eventos acessíveis à carteira, que permitem um fim de semana de descoberta sem multidões, no litoral ou interior.

Geopolítica @plicada

Acionar o futuro

No que toca a Portugal, estamos a ficar para trás. Submersos em emergências e agendas neocorporativas de curto prazo, sem instituições e lideranças à altura de aplicar novas metodologias de longo prazo que vão de encontro à raiz dos problemas.

Maria Henrique Espada

Liliana Reis alvo de denúncia por plágio

A investigadora e cabeça de lista pela AD diz ser alvo de “ataques vis”. A universidade refere “complexidade” do caso e vai avaliar “os procedimentos a adotar”.

Os princípios da política

A invasão ilegítima dum território obriga a política a repensar sobre os seus "fundamentos", sobre quais os direitos e deveres que se pretendem enaltecer e honrar nacional e internacionalmente.

O moralista

Quilómetro 77

Setenta e sete vezes Cabrita claudicou, 77 vezes Costa elogiou. As legislativas estão marcadas para 30 de Janeiro. Para muitos eleitores, Costa, pela consideração e amizade que Cabrita lhe merece, ainda não saiu do quilómetro 77.

O moralista

Elogio ao onanismo

O verdadeiro onanista é um prodígio de concomitância sem sair do sítio. É capaz de presidir à maior câmara do País e, ao mesmo tempo, de avaliar essa presidência (na rádio, na TV, na imprensa escrita).

Margarida Davim

PAN: A vida depois de André Silva

Saída de André Silva apanhou de surpresa o PAN. Inês Sousa Real será a "sucessora natural", num partido que prepara um Congresso para junho, mas onde as vozes dissonantes não se estão a organizar para chegar ao poder e os dissidentes estão sem espaço para voltar.

João Pedro George

25 de abril: um apóstolo do socialismo

Agora sabemos que há, pelo menos, dois Megas: o propagandista do Estado Novo e o marxista-leninista do PREC; o negacionista de Wiriamu e o gestor cultural que navega nas turvadas águas do PS. A sua produção discursiva, antes e depois do 25 de Abril, demonstra de que lado sempre quis estar: do lado de quem tem o poder. No fim de contas, Mega limitou-se a mudar para que Mega pudesse ficar na mesma.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente