Exército ucraniano recupera controlo de aldeia na região de Dnipropetrovsk
Em 21 de novembro, os russos tinham anunciado a captura de Tikhe e Vidradne, na região de Dnipropetrovsk.
Em 21 de novembro, os russos tinham anunciado a captura de Tikhe e Vidradne, na região de Dnipropetrovsk.
Os Estados Unidos apresentaram há 10 dias um primeiro projeto de 28 pontos considerado muito favorável a Moscovo, redigido sem Kiev e os aliados europeus.
O Ministério da Defesa da Rússia divulgou, esta terça-feira, imagens do que diz ser militares com a bandeira russa na cidade ucraniana de Pokrovsk, que a Rússia já anunciou como tendo sido tomada pelas suas forças.
Trump recuou a tempo de evitar nova humilhação em Budapeste. Mas Putin não cede e exige o inaceitável: que a Ucrânia retire da própria Ucrânia (o resto do Donbass). A culpa de não haver cessar-fogo é, por isso, totalmente de Moscovo. Enquanto isso, Zelensky faz o caminho certo: reforça aliança com os europeus, desenha futuras garantias de segurança, aposta nos ataques a refinarias na Rússia. A Ucrânia tem a razão, a coragem e a resiliência do seu lado.
Nas zonas de frente prioritárias para a Rússia, onde o Exército russo concentra a maior parte das tropas, esta superioridade chega a quatro e até seis para um.
Na plataforma de mensagens Telegram, a força Aérea ucraniana deu conta do envio de 'drones' kamikaze russos Shahed para várias regiões do centro, sul e leste da Ucrânia.
A sabedoria convencional viu nos resultados de 5 de novembro esmagadora rendição do eleitorado ao poder de Donald perante um falhanço total de uma fraca Kamala. Será mesmo?
Kiev e Moscovo tentam melhorar as suas posições à medida que se aproxima a tomada de posse de Donald Trump. Cerca de mil soldados norte-coreanos, mobilizados para Kursk, terão morrido ou ficado feridos.
O líder ucraniano indicou, por outro lado, que, apesar das circunstâncias adversas, a resiliência de cada unidade do Exército "é muito elevada neste momento", bem como a capacidade de destruir as forças invasoras.
A operação ucraniana em solo russo tem pelo menos 10 causas, ou objetivos, e consequências directas. Sem exagerar nem minimizar, quais são?
O Presidente ucraniano destacou os progressos na região de Kursk, que passam por reforçar o controlo nas áreas conquistadas e "continuar a preencher o fundo de troca".
Os serviços de segurança ucranianos afirmaram que um míssil russo Kh-101 Kalibr atingiu o hospital e que foram encontradas provas no local. Já os russos negam envolvimento, argumentando que não realizam ataques a alvos civis.
Este foi o maior ataque aéreo russo em meses e atingiu além da capital, a cidade natal do presidente Zelensky, e Dnipro. Ao todo, morreram 29 civis.
Vídeo divulgado na Internet mostra soldados de farda russa a matar dois soldados ucranianos que saíram de uma trincheira. Moscovo não reagiu às alegações.
Pela primeira vez em décadas, a Rússia falhou o pagamento a detentores internacionais da sua dívida. No campo de batalha tenta conquistar a última cidade ucranania em Lugansk.
Quase 100 mil ucranianos foram retirados das cidades em guerra nos últimos dias através de corredores humanitários. Presidente ucraniano volta a pedir uma saída da cidade de Mariupol, Rússia só admite rotas para refugiados ucranianos que tenham como destino final território russo.