NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Este foi o maior ataque aéreo russo em meses e atingiu além da capital, a cidade natal do presidente Zelensky, e Dnipro. Ao todo, morreram 29 civis.
A Rússia lançou, esta segunda-feira, o maior ataque aéreo em meses à Ucrânia. Na capital, Kiev, um hospital pediátrico foi atingido tendo provocado a morte a 10 pessoas e ferindo outras 35.
REUTERS/Valentyn Ogirenko
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou que as forças russas disparam mais de 40 mísseis contra diferentes cidades. Autoridades da cidade de Kiev disseram que além do primeiro ataque um outro hospital foi atingido tendo morrido mais quatro pessoas e ferido mais três. Em Kryviy Rih, cidade natal de Zelensky, 11 pessoas foram mortas e mais de 40 ficaram feridas, disse o chefe da administração militar, Oleksandr Vilkul.
Outras três pessoas morreram em Pokrovsk, no leste da Ucrânia, quando os mísseis atingiram uma instalação industrial, revelou o presidente regional de Donetsk.
O presidente ucraniano utilizou o Telegram para informar que estão a fazer tudo para salvar o maior número de pessoas ainda presas nos escombros. Aproveitou ainda para pedir ajuda aos aliados. "O mundo inteiro deve usar toda a sua determinação para finalmente pôr fim aos ataques russos. Mortes - é isto que que o Putin traz. Apenas juntos podem alcançar a paz e a segurança".
O presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko, disse que o ataque à capital foi um dos mais pesados desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022. A Rússia nega ter civis como alvos e ter atacado o hospital.
Klitschko afirmou também que o principal hospital pedriátrico de Kiev teve alguns danos, como janelas partidas e painéis arrancados. "Ouvimos uma explosão e depois fomos atingidos por escombros", disse Svitlaka Kravchenko, uma das mães que estava no hospital, à Reuters. O bebé de dois meses de Svitlana saiu ileso, mas a mãe sofreu cortes, e o carro deles ficou totalmente soterrado pelos escombros do edifício.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.