NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O líder ucraniano indicou, por outro lado, que, apesar das circunstâncias adversas, a resiliência de cada unidade do Exército "é muito elevada neste momento", bem como a capacidade de destruir as forças invasoras.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu esta quarta-feira que a situação é "extremamente difícil" para o seu Exército perto da cidade de Pokrovsk, à medida que as tropas russas se aproximam deste importante centro logístico no leste do país.
A situação em Pokrovsk e outras áreas do Donbass "é extremamente difícil", afirmou o líder ucraniano na sua comunicação diária à nação.
"Os principais esforços e as maiores forças da Rússia estão concentrados lá", prosseguiu Zelensky, adicionando que a ofensiva da Ucrânia na região russa de Kursk impede Moscovo de "colocar mais pressão" na frente de combate na província de Donetsk.
O líder ucraniano indicou, por outro lado, que, apesar das circunstâncias adversas, a resiliência de cada unidade do Exército "é muito elevada neste momento", bem como a capacidade de destruir as forças invasoras.
Mesmo com a ofensiva surpresa lançada por Kiev em 06 de agosto na região russa de Kursk, a Rússia continua a ganhar terreno de forma constante em Donetsk, que continua a ser o centro dos combates, com o objetivo de conquistar a província ucraniana na sua totalidade.
Zelensky referiu, porém, que a ofensiva em solo russo permitiu aliviar a pressão no leste do seu país.
"Toda a tensão que transferimos para a Rússia significa que [Moscovo] não pode exercer mais pressão sobre a nossa região de Donetsk", observou.
O Presidente ucraniano afirmou ainda que as tropas do seu país continuaram a "expandir o território" sob o controlo na região de Kursk e fizeram novos prisioneiros de guerra durante o dia.
"Isto irá ajudar-nos a trazer para casa muitos dos nossos que estão em cativeiro na Rússia", reiterou, referindo-se às trocas de prisioneiros que ocorrem regularmente entre os dois beligerantes.
Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."