Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

O poder dos medicamentos para emagrecer

Eliminam a sensação de fome e estão a revolucionar o tratamento da obesidade e de outras doenças crónicas provocadas pelo excesso de peso. Apesar de ter sido o primeiro país da Europa a declarar a patologia como uma doença crónica, Portugal ainda não comparticipa estes fármacos. Um erro e uma injustiça, defendem os especialistas.

Revolução contra a obesidade

Há medicamentos que estão a revolucionar os tratamentos da obesidade e de outras doenças crónicas provocadas pelo excesso de peso. O problema é que estes fármacos ainda não são comparticipados. E ainda: um Nobel especial; o mundo de D. Estefânia e o sucesso do Repórter SÁBADO.

Gabriela Ângelo

Saiba como dormir bem para ter mais saúde

A Associação Portuguesa do Sono apela à priorização e à consciencialização de uma noite bem dormida, uma vez que tem efeitos a nível da saúde e bem-estar.

Susana Lúcio

O segredo para perder peso sem dietas radicais

Proteína animal ou vegetal? Fruta biológica ou de cultivo tradicional? Todos os dias somos inundados de novas dietas e conselhos de como perder peso e fazer uma alimentação saudável. Alguns deles podem levar a doenças crónicas. Quatro especialistas repõem a verdade.

Lusa

Mais de metade das farmácias reportaram faltas de medicamentos em 2024

Entre os medicamentos cuja rutura teve um impacto considerado elevado estão anti-infecciosos, fármacos para o sistema nervoso central, para o aparelho cardiovascular, hormonas e medicamentos usados no tratamento das doenças endócrinas, medicação antialérgica e fármacos para tratamento de cancro.

Ana Bela Ferreira

Donald Trump escolhe Dr Oz para gerir o Medicare e Medicaid

Mehmet Oz é médico e uma conhecida personalidade televisiva dos EUA. O seu programa esteve no ar entre 2009 e 2022 e ao longo do tempo foi colecionando polémicas com temas como comprimidos para emagrecer, reconversão da homossexualidade ou anti-vacinas.

Susana Lúcio

Estamos em dieta há mais de 2.000 anos

Meio litro de vinho por dia, caminhadas longas totalmente nus e grandes quantidades de vinagre foram dicas para perder peso. Quem as procurava eram os homens.

4
Lucília Galha

A epidemia dos telemóveis nos jovens

São tão aditivos quanto as drogas e os mais jovens são os mais vulneráveis a criar uma dependência – porque não controlam os impulsos. O tempo excessivo no telemóvel ou no computador tem custos: na empatia e na socialização e também na aprendizagem escolar. Mas há forma de evitar que a adição se instale: basta não se tornar um hábito – e impor limites.

Susana Lúcio

As combinações certas de alimentos para travar as doenças

Aquilo que come pode proporcionar-lhe saúde e bem-estar ou doenças crónicas e perda de qualidade de vida. Mas não basta escolher os alimentos certos, há que saber como juntá-los e quando ingeri-los. Dez especialistas explicam tudo à SÁBADO.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)