Sábado – Pense por si

Trump anuncia redução de preços de medicamentos contra a obesidade

06 de novembro de 2025 às 22:56
As mais lidas

Um destes medicamentos, o Ozempic, também é utilizado para tratar a diabetes tipo 2.

Donald Trump anunciou hoje um acordo para reduzir o preço de medicamentos para perder peso e aumentar a cobertura destes produtos nos programas de saúde Medicare e Medicaid.

Trump anuncia redução no preço de Ozempic para tratar a diabetes tipo 2 e obesidade
Trump anuncia redução no preço de Ozempic para tratar a diabetes tipo 2 e obesidade EPA/AARON SCHWARTZ / POOL

O entendimento, alcançado com as empresas Eli Lilly e Novo Nordisk, procura tornar estes medicamentos mais acessíveis, depois de se terem tornado populares nos últimos anos entre pessoas que querem reduzir o peso.

Um destes medicamentos, o Ozempic, também é utilizado para tratar a diabetes tipo 2.

Os preços dos medicamentos em causa vão baixar entre mil e 1.350 dólares por mês, e até mais, se forem comprados através do TrumpRx, uma iniciativa nova do governo para vender medicamentos de algumas farmacêuticas a um preço reduzido.

Foi ainda acordado um preço de 150 dólares para a dose inicial da versão oral dos medicamentos GLP-1, assim denominados por uma hormona intestinal-chave na regulação de açúcar e do apetite, que ainda está em fase de teste.

Estas reduções de preços, segundo explicações avançadas pela Casa Branca, vai permitir que "o Medicare e o Medicaid cubram os medicamentos contra a obesidade para adultos a um custo para os contribuintes drasticamente inferior".

"Os beneficiários do Medicare, o programa federal de saúde para maiores de 65 anos, vão poder conseguir estes medicamentos a troco de uma participação mensal de 50 dólares por mês.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.