
Festival Sudoeste ausente do calendário de Verão - e no futuro?
Luís Montez recorda a ajuda do pastor, nos primeiros tempos, para regar o recinto – conhecido pelo pó. Na última edição teve prejuízo, mas espera voltar se tiver um patrocinador.
Luís Montez recorda a ajuda do pastor, nos primeiros tempos, para regar o recinto – conhecido pelo pó. Na última edição teve prejuízo, mas espera voltar se tiver um patrocinador.
Suspeito trabalha numa empresa de segurança privada cujo CEO é a sua mulher - o que o terá ajudado a disfarçar-se de agente da polícia para este ataque. Apesar de ser bastante reservado nas redes sociais sabe-se que era um forte crítico dos direitos LGBTQIA+.
Quem é Leão XIV? O que pensa o papa americano? O jornalista Christophe Henning tenta responder a estas questões e ficamos com mais pistas. Mas ainda há muito por saber sobre Prevost
Embora seja agora perfeitamente evidente que não há conquistas civilizacionais (sociais e políticas) irreversíveis, há que não entrar em desesperos e desânimos.
De estudante a estrela do The Voice, como a artista chegou ao novo anúncio anti-aborto do dono da Prozis que gerou indignação.
Fazem fortunas a vendê-los (a mais de €2.000 cada), mas também os usam para a captura ilegal do ouriço-cacheiro. Muitos morrem, outros apanham sarna e carraças. A GNR registou 59 crimes deste tipo, desde o início de 2025 até 26 de maio – a incidência é maior nos distritos de Lisboa e de Beja.
André Ventura combate-se com verdade e políticas credíveis, não com retórica antifascista.
"No futebol, o padre Robert Prevost gostava muito dos argentinos, mas entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, preferia o jogador português. Valorizava a disciplina, a constância e o facto de Cristiano Ronaldo se exigir mais para conquistar", disse à Lusa José María Nuñez, antigo acólito do então bispo Robert Prevost que, entre 2014 e 2023.
A congregação religiosa a que Leão XIV pertence segue os ideais de Santo Agostinho. Baseia-se no serviço à Igreja e na vida em comunidade. Robert Prevost assinalou-o logo no primeiro discurso.
Gosta de jogar ténis, em criança brincava aos padres e percorreu o Peru a cavalo. Robert Prevost era o mais improvável da lista de cardeais, mas um dos braços-direitos de Francisco. Cinco portugueses, que conviveram com o cardeal, contam como trabalha o sorridente – e sempre disponível – Leão XIV.
Além de dar a entender que quer seguir a linha de Francisco, a mensagem geral de Robert Prevost é a insistência na paz. Algo de que o mundo está desesperadamente necessitado.
Contra o luxo, a favor da compaixão, da sinodalidade e muito próximo de Francisco. Diz que não podem fechar "a porta da Igreja às pessoas que sofreram abusos". Mas há quem o acuse de não ter sido eficaz na questão dos abusos sexuais. Esteve em Lisboa na Jornada Mundial da Juventude e recorda a alegria dos jovens.
Leão XIV foi o nome escolhido pelo primeiro Papa americano da História. Foi eleito no segundo dia de conclave ao fim de quatro votações.
Na semana passada, a procuradora Nanette Rogers disse acreditar na tese de envenenamento deliberado dos convidados, "com intenção assassina".
Erin Patterson começou esta quarta-feira a ser julgada em Morwell por ter envenedado quatro pessoas com um bife Wellington, três delas morreram.
"Como português e como padre, sinto-me particularmente feliz, embora a circunstância seja a de acompanhar os últimos atos públicos das cerimónias fúnebres do Papa Francisco", explicou o sacerdote açoriano do Faial.