O novo mundo sem o bom velho polícia. Ensaio de Vasco Rato
“Não nos podemos dar ao luxo de descartar a Europa”, dizem os EUA, mas também veem “dois Ocidentes” - um deles em declínio no continente europeu.
“Não nos podemos dar ao luxo de descartar a Europa”, dizem os EUA, mas também veem “dois Ocidentes” - um deles em declínio no continente europeu.
O seu legado foi durante uns tempos o triângulo habilidade-geringonça-contas certas. Foi. Agora e cada vez mais nos tempos que se avizinham, é a mutti da imigração, que refez o panorama político português em prejuízo do seu próprio campo.
Pero Vaz de Caminha descreveu o que as naus de Pedro Álvares Cabral encontraram ao rei D. Manuel I. Num documento de valor incalculável conhecemos as “gentes mansas e pacíficas”.
Haia confirmou compromisso de Defesa a uma década, com 5% que, na verdade, serão 3.5% com os restantes 1.5% muito mais flexíveis. A NATO resiste a Trump, que pôde cantar vitória, mas a grande dúvida permanece: ficou a Ucrânia mais protegida da agressão russa? E a Europa, cumprirá o desafio sem se dividir?
Na nova série da Prime Video, não há pandemia ou experiências que correram mal - apenas um dia em que nos fartámos uns dos outros e mandámos bombas nucleares.
Conselheiro de Defesa nacional dos EUA com Nixon, Kissinger finou-se na sua casa de Connecticut e na sua lápide bem poderá figurar a máxima de que só o poder importa.
Acaba de cumprir 40 anos na Real Companhia Velha, fundada em 1756, no Douro. Pretexto de entrevista com o presidente da empresa, a mais antiga de Portugal ainda em atividade.
O novo Mundo Jurássico Domínio, em estreia esta semana, traz elementos que vêm do (já) clássico que Spielberg criou em 1993. Não admira: foi aí que a loucura começou.
Embora mais reservadas do que até fevereiro, as minhas fontes estavam certas: Putin rema sempre ao contrário das análises do Ocidente, e não por acidente. Eis o seu novo mundo
Mas também vegetarianos, celíacos ou fãs de carne crua de veado. A alimentação é uma preocupação de alguns donos, que não olham a despesas.
O próximo duelo pela hegemonia mundial opõe os Estados Unidos e a China, que quer recuperar o seu estatuto de grande poder. No seu novo livro, Jaime Nogueira Pinto analisa os sete grandes conflitos pelo domínio do mundo.
Apesar de discordar da ideia de destruir monumentos, a escritora, de 58 anos, defende que Portugal tem de pedir desculpas pelo passado de opressor. Está a preparar novo livro e foi nomeada para o Femina.
"As várias manifestações contra o racismo através das cidades europeias e a indignação global provocada pelas imagens televisivas oriundas das ruas de Mineápolis comprovam que a América também nos pertence, ou, pelo menos, ao mundo oriundo do iluminismo ocidental."
Reformados fechados em prédios sem ninguém, grávidas que estão sós no hospital, perder os pais e não se poder despedir. Solteiros e emigrantes longe da família e enfermeiras que só veem as filhas na soleira da porta. Como a pandemia nos afastou.
Há fome entre as crianças e o desemprego dos pais agravou-se com a crise provocada pela Covid-19. Num agrupamento da Amora, 700 dos 1.500 alunos passam por muitas dificuldades
Se para alguns o ensino à distância até pode ser estimulante, para outros só vai agravar ainda mais as desigualdades sociais e o cansaço extremo