Sábado – Pense por si

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada
21 de outubro de 2025 às 23:00

A merkelização acelerada de António Costa

O seu legado foi durante uns tempos o triângulo habilidade-geringonça-contas certas. Foi. Agora e cada vez mais nos tempos que se avizinham, é a mutti da imigração, que refez o panorama político português em prejuízo do seu próprio campo.

Sair grande estadista e tornar-se sinónimo de cegueira estratégica não são incompatíveis. A Alemanha é maior do que nós, os reflexos dos seus erros são também maiores do que os nossos. Merkel, mutti dos alemães e senhora da Europa, saiu por cima e lá se manteve, mas só até a tática de crescimento sustentado em energia russa barata fazer ricochete. A Rússia invadiu a Ucrânia e o fim explosivo do Nordstream 2, canal e símbolo da dependência alemã, carimbou o fim desse percurso e a herança de Merkel deslustrou-se. Os dados estavam lá, mas foi preciso chegarem consequências para serem vistos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Rússia continua a querer tudo

Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?