Helena Caldeira: "Quero ser livre nas minhas criações e no meu pensamento"
Em entrevista, a atriz Helena Caldeira fala sobre as suas origens, os primeiros projetos, o teatro, a liberdade e "Rabo de Peixe", série que a projetou além-fronteiras.
Em entrevista, a atriz Helena Caldeira fala sobre as suas origens, os primeiros projetos, o teatro, a liberdade e "Rabo de Peixe", série que a projetou além-fronteiras.
Alguém diga a estes fanáticos: deixem as crianças em paz. E arranjem vida própria. A falta de empatia aliou-se à ausência total de inteligência e, de repente, surgiram grupos de extrema-direita, sempre com mais capacidade de destilar ódio do que analítica – sempre em busca de uma vendeta e não da paz.
Passou, por uma unha negra, do governo Pintasilgo para o de Sá Carneiro. Cavaco bateu com a caneta na mesa de entusiasmo - quando lhe disse que podia avançar com o 14º mês para os pensionistas. Irritou o “presunçoso” senhor Thomsen da troika. E deu-se bem com Moedas, para quem perdeu o lugar de comissário que o seu amigo Juncker lhe reservara.
A nova aposta da RTP e Amazon é um thriller sobre Lisboa, Portugal, "um gajo que faz más escolhas", uma mulher "vertical" e "os grandes dramas morais" da ficção. Falámos com criador e protagonistas.
O megainvestimento sonhado e executado por Afonso Salema albergará milhares de máquinas das empresas de que somos clientes, mas ainda está no início – e em risco. Dos 3,5 mil milhões de euros potenciais até 2028 foram investidos até agora menos de 200 milhões.
A Davidson Kempner comprou a maior carteira de malparado do País - com algumas das dívidas mais mediáticas do Novo Banco - fez um dos negócios recorde no imobiliário e lidera em Sines o maior investimento de raiz desde a década de 90. São muito discretos - e ganham milhões.
Cuidado, senhor Presidente. Não é apenas o seu “legado” que está em causa se esta degradação continua. É sobretudo a salubridade da democracia portuguesa, a quem se nega a mera hipótese de resolver, por via das urnas, o bloqueio agonizante a que se chegou.
A propósito da rescrita de autores clássicos, o autor desenterrou um caso nos Estados Unidos que diz exemplificar a atitude "atentatória da liberdade" na cultura literária. Em resposta às críticas por ficcionar uma personagem trans, diz: "Eu não retrato comunidades".
Autor e declamador de poesia, escritor, músico e performer, Napoleão Mira – pai de Samuel Mira, ou Sam the Kid, e seu companheiro no palco – fala-nos da sua vida, da contribuição para o arranque da carreira do filho e do arranque tardio do seu próprio percurso artístico.
Já vendeu mais de 30 mil livros. Nuno Nepomuceno formado em Matemática, tem duas profissões: é controlador aéreo e nos tempos livres é escritor. Diz que existe preconceito com os autores de thrillers portugueses.
O Chega é uma patacoada e Portugal está melhor do que pensa. O escritor, que não gostava do País, diz que a idade o fez valorizar mais o que temos. Mesmo assim critica a ideia de que um prémio literário é tudo o que importa.
Carvalho das Barbas foi um herói para os brancos e um diabo para os negros. Jogava à bola com cabeças decepadas e há quem o acuse de ter usado câmaras de gás improvisadas. Trabalhava com a PIDE e os militares.
Os semidebates acerca do nosso passado individual e coletivo, as fúrias sobre o cancelamento e a continuação da História, são fruto do conhecimento ou da ignorância? Ou de outras coisas?
Os surfistas bateram nas finais Afonso Antunes e Gabriela Dinis, respetivamente, ambos ainda juniores.
Afonso Cruz, Alice Vieira ou José Rodrigues dos Santos recomendam leituras de quarenten, na ausência da Feira do Livro
É normal que as crianças reajam com estranheza aos sólidos. Mas há quem rejeite pão, fruta e vegetais durante anos – e precise de ajuda profissional.