Sábado – Pense por si

Ângela Marques

Os jovens mais influentes do País

Ainda não têm 30 anos e já encontraram espaço no xadrez do poder. São políticos, comentadores, ativistas, investigadores, artistas e desportistas. Falámos com eles e traçamos-lhes os perfis.

Jovens mais promissores
Alexandre R. Malhado

Os jovens mais promissores do País

Da política à cultura, do desporto à investigação, são talentos com provas dadas nas áreas de trabalho e casos sérios de sucesso, no presente e para o futuro. Eis 20 perfis para ficar a conhecer.

Lusa

Parlamento terá menos mulheres na próxima legislatura

Depois de a lei da paridade ter sido revista em 2019, passando a fixar em 40% a percentagem mínima de cada um dos sexos nas listas eleitorais, os resultados das legislativas de 2022 já tinham ficado aquém: as 85 eleitas representavam 37,0% do parlamento.

No país emerso

Nada sobre nós, sem nós

Nas eleições legislativas de janeiro de 2022 foram eleitas 85 mulheres (37%) – menos duas do que nas legislativas de 2019, em que também não se cumpriu o mínimo de 40% de mulheres no parlamento. Nas Assembleias regionais – Madeira (2019) e Açores (2020) – a eleição de mulheres deputadas não chegou, sequer, a 30%.

Marco Alves

E um liberal, como governa? É diferente dos outros?

Tiago Mayan lidera uma junta de freguesia há seis meses. Tem um vogal da mobilidade e urbanismo que é dono de duas empresas nessa área e (para já) há muitos ajustes diretos e pouca informação online. Mayan explica o que se está a passar. PS diz que Mayan só olha para "a zona chique", a Foz.

Urbanista

O meu nome é Peter

Olá, o meu nome é Peter - perdão - Paula e sou uma CEO. Mas sou CEO de uma nano empresa porque isto de ser CEO de multinacionais está reservado a qualquer Peter, Pedro, Paulo ou João.

Ricardo Baptista Leite
Sara Capelo

PSD ainda tem de alterar listas para cumprir lei da paridade

Alterações de última hora da comissão política levaram a erros. Listas tinham excesso de nomes que ficarão de fora. Em Lisboa, alguns protocandidatos não tinham sido sequer contactados. Mas cumprirão a lei quando chegarem aos tribunais ainda esta semana. Tanto PS como PSD colocam homens a efetivos e mulheres como suplentes

Margarida Davim

"Noite de facas longas" no PSD

Proposta de listas para as legislativas deixou Conselho Nacional em alvoroço. Críticos falam em limpeza total. E há dúvidas sobre a legalidade da lista para Lisboa. Mas os nomes propostos foram aprovados, com 67 votos a favor, 21 contra e seis abstenções.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h