Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
22 de dezembro de 2023 às 08:00

Nada sobre nós, sem nós

Nas eleições legislativas de janeiro de 2022 foram eleitas 85 mulheres (37%) – menos duas do que nas legislativas de 2019, em que também não se cumpriu o mínimo de 40% de mulheres no parlamento. Nas Assembleias regionais – Madeira (2019) e Açores (2020) – a eleição de mulheres deputadas não chegou, sequer, a 30%.

ANDRÉ VENTURA, Rui Rocha, Luís Montenegro, Pedro Nuno Santos, Rui Tavares, Mariana Mortágua, Paulo Raimundo e Inês Sousa Real. As mulheres representam (mais de) metade da população portuguesa, mas apenas 1/4 dos líderes dos partidos políticos com representação parlamentar que vão a eleições em março de 2024. Não há nada que justifique ou legitime esta sub-representação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.