Ex-ministro das Finanças diz que Sócrates insistiu que Armando Vara fosse para a CGD
Luís Campos e Cunha testemunhou na Operação Marquês.
Luís Campos e Cunha testemunhou na Operação Marquês.
Ministros de Montenegro ordenaram várias auditorias a serviços do Estado. Nuno Cunha Rolo refere que auditorias trazem quase sempre vantagens e Adelino Maltez diz que muitas são "marteladas".
As nomeações partidárias, os “jobs for the boys” e a apropriação do dinheiro da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa são práticas que duram ali há quase 200 anos, explica a historiadora.
Para um país ter uma boa governação, é necessário não apenas uma democracia funcional e bons políticos, mas também instituições públicas dotadas de técnicos competentes e neutros.
Vereadora socialista renunciou ao mandato em Loulé na sequência de incidentes graves e pouco depois a câmara de Portimão (PS) fez-lhe um polémico ajuste direto. Ela diz que a suspeição é "insultuosa".
Os boys do PS e os grandes senhores do dinheiro e da influência mandam muito mais do que ele. António Costa deve estar ansioso por uma crise política que lhe permita sair com dignidade e viajar para Bruxelas, onde é respeitado e elogiado.
O que Portugal precisa para os próximos anos é de ministros que estejam quietos e não caiam na tentação de aparecer e de apresentar obra. Este é o tempo de deixar a sociedade civil crescer e emancipar-se em relação à omnipresença do Estado.
Neste enorme eco em que se tornaram as redes sociais, não aprendi nada sobre os candidatos ou as suas propostas, mas fiquei a saber o que já sabia e vi de tudo, menos o que realmente importa. Talvez porque aquilo que importa tenha estado ausente de cada debate. O que tem, cada um dos candidatos e partidos para me oferecer?
Com os números de Covid-19 a aumentar, os dois antigos ministros da Saúde fazem um raio-X ao SNS e recordam: Portugal é dos países mais envelhecidos da Europa. Não poupam críticas: o País está refém das Finanças, o Governo não separou a política da saúde pública e ser moderado tornou-se um estigma.
Meio dia de congresso e já deu para perceber que o PSD está com um fractura exposta. Em vez de um partido, Rui Rio ganhou uma cruz para carregar
O antigo Presidente nomeou uma cunhada para servir como assessora da sua mulher em Belém. Gabinete de Cavaco lembra "mérito" profissional de Margarida Mealha.
Os políticos entraram no modo familiar. Todos falam sobre as nomeações, mas há alguma falta de memória. A SÁBADO distribui alguns prémios pelas melhores frases.
Artigo d'O Independente de 7 de fevereiro de 1992 relembra que 13 mulheres e duas irmãs de ministros, secretários de Estado ou pessoal de gabinete foram nomeadas pelo segundo Governo de Cavaco Silva.
Álvaro Santos Pereira está no parlamento para explicar polémica sobre a questão da corrupção em Portugal no último relatório da OCDE.
Cavaco Silva defende que é fundamental que a CRESAP "volte a ser respeitada como entidade independente".
"Claro que dizer mal é barato, mas verdadeiramente o que interessa é reduzir este Estado, que nos trata como escravos fiscais para se perpetuar. Torná-lo mais eficiente e amigo dos cidadãos."