Morreu Luís Oliveira, histórico editor da Antígona
Oliveira, que editou com a Antígona obras de pendor progressista e anti-capitalista por quase meio século, tinha 85 anos.
Oliveira, que editou com a Antígona obras de pendor progressista e anti-capitalista por quase meio século, tinha 85 anos.
Os seres humanos não são apenas as suas ideias, crenças e convicções. São também os cheiros que arrastam consigo, como histórias que se repetem e que detêm a chave do enigma que levam dentro. São a prova, superiormente filosófica (com perdão da filosofia), de que existe algo que comanda as suas vidas.
Saímos da emergência para a resolução, e desta outra vez para a emergência. Depois de um ano de tortura, todos esperam um verdadeiro governo de salvação nacional. Planeado em S. Bento ou planeado em Belém. Sem drama
Já que o resto foi o que foi, vale a pena lembrar o que nos alegrou o ano - dos novos restaurantes e vinhos aos discos, livros, filmes, séries, peças teatrais, exposições, videojogos e até carros
O que une Passos Coelho ao empresário agrícola Mesquita Guimarães, que salvou as suas crianças de electrochoques semanais de cidadania, não são os módulos de Empreendedorismo ou de Sustentabilidade. É o SEXO
Sófocles incluiu uma epidemia em larga escala no "Rei Édipo", no cinema, os filmes "Contágio" e "Fora de Controlo" são dois clássicos. Stephen King, em "A Dança da Morte", ficcionou uma super-gripe altamente contagiosa, que dizima 99% da humanidade.
O filme está atualmente em exibição nas salas de cinema nacionais e tem estreia garantida em França, ainda este ano, e no Brasil, em 2020.
Na última semana, ficámos todos a saber que o órgão que fiscaliza juízes é capaz de tomar (e bem) a decisão de aposentar compulsivamente um magistrado judicial por ter mentido em tribunal.
Quando Isabel Moreira aparece publicamente a defender uma proposta do PS, deve-se aplicar fórmula que Miguel Sousa Tavares tinha para Armando Vara: é para desconfiar. A justiça precisa de reformas, mas não são aquelas que os socialistas e o PSD querem. São outras, mais simples
O novo romance do "Homem dos Sete Instrumentos" (Sérgio Godinho), o prémio Leya de 2018 ou o Man Booker Prize de Ouro são alguns dos livros que estão prestes a chegar às livrarias.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu neste sábado a "atualidade" do pensamento de Álvaro Cunhal, que com "premonitória visão" antecipou a crise, mas afastando das comemorações do centenário do nascimento do histórico comunista "qualquer culto da personalidade".