Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
15 de setembro de 2020 às 07:00

Sexo, um vade retro

O que une Passos Coelho ao empresário agrícola Mesquita Guimarães, que salvou as suas crianças de electrochoques semanais de cidadania, não são os módulos de Empreendedorismo ou de Sustentabilidade. É o SEXO

O manifesto "Em defesa das liberdades da educação", assinado por 100 personalidades furibundas com a disciplina Cidadania e Desenvolvimento, do ensino secundário, seria cómico se não fosse trágico – mas a comédia não é mais do que a tragédia com tempo. É célebre o epílogo de Quanto Mais Quente Melhor (1959) de Billy Wilder, quando o milionário Osgood Fielding III (Joe E. Brown), após propor casamento a Josephine (Tony Curtiz), é confrontado por este com o facto de Josephine ser um homem, respondendo: "Bem, ninguém é perfeito." Wilder era um vienense que ganhava a vida como gigolo profissional antes de se tornar o mestre da sátira que arrasaria em duas décadas a hipocrisia dos bons costumes na América baby-boomer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?