
No cancro, o dinheiro é mais um problema
A doença não tem só uma carga emocional, representa uma grande perda de rendimento para as famílias. Há quem se endivide e peça ajuda – até para comer.
A doença não tem só uma carga emocional, representa uma grande perda de rendimento para as famílias. Há quem se endivide e peça ajuda – até para comer.
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
A primeira cirurgia realizada com auxílio de um robot cirúrgico, uma prostectomia radical num homem de 54 anos, aconteceu a 28 de março. Entretanto já foram realizadas pelo menos mais três.
Lucinda tinha direito a horário reduzido, mas a diretora propôs-lhe substituir uma auxiliar de ação educativa. Albina foi humilhada pela diretora à frente das colegas: “Horário só de manhã porquê? Os parafusos (da coluna) só te doem à tarde”?”, ter-lhe-á dito. Seis professoras denunciam os diretores das escolas em que trabalham, mesmo correndo o risco de represálias.
Há cinco vacinas contra a pneumonia em Portugal e é possível fazer mais do que uma e aumentar a proteção, consoante as necessidades. Maiores de 65 anos e pessoas com o sistema imunitário comprometido estão na linha da frente.
Instalações para cuidados primários, equipamentos de ressonância magnética, computadores para escolas... 68% do PRR está por executar e o tiquetaque causa atrasos noutros programas de fundos europeus.
Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.
Estudo preliminar do regulador dos EUA aponta para efeitos no cérebro do Singulair e dos genéricos de montelucaste. Por cá, Infarmed lembra que bula já tem um alerta e que se aguarda avaliação da EMA nos primeiros meses de 2025. Médico aconselha a manter a toma dos medicamentos com atenção redrobada.
Todos os anos mais de 20 mil pessoas com cancro precisam de apoio psico-oncológico, mas são colocadas em filas de espera devido à escassez de profissionais, alerta o psicólogo Tiago Paredes.
Oncologista do Porto agita as águas na saúde. É sindicalista desde o primeiro dia, apoiou a candidatura de João Ferreira (PCP) e levanta a voz nas reuniões. Quem é a líder da FNAM?
Joana Bordalo e Sá assumiu que, na terça-feira, "2/3 dos médicos fizeram greve" e que é esperada idêntica adesão durante o dia de hoje.
A Fnam iniciou uma greve geral de dois dias, bem como uma paralisação ao trabalho suplementar nos cuidados de saúde primários até 31 de agosto, acusando a tutela de "intransigência e inflexibilidade".
Coordenadora do Registo Oncológico Nacional salienta o número total de novos casos que é inferior ao previsto, "algo que reflete o impacto da pandemia da covid-19".
As soluções de Rui Rio, criadoras de uma maioria de não magistrados nos órgãos de governo das magistraturas, estão em total rota de colisão com as ideias da União Europeia em matéria de separação de poderes. Por cá, o problema não está no Ministério Público. Está em quem quer uma justiça subserviente a um grupo de intocáveis da República.
O MP acusou os ex-presidentes das Câmaras Municipais de Santo Tirso e de Barcelos de corrupção, prevericação e outros crimes económicos no âmbito do processo "Operação Teia"
"Temos blocos operatórios encerrados de norte a sul do país", disse Joana Bordalo e Sá, presidente da Federação Nacional dos Médicos.