Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Paula Amorim: O império do luxo, a vida na Comporta e as polémicas

Tem gabinete na Galp e na sede da Amorim Luxury, dona do JNcQUOI Club e dos restaurantes com a mesma marca. A partir de Lisboa, os sócios rumam ao Carvalhal e chegam à praia de buggy elétrico. É junto a esta aldeia que está a construir 64 villas que já lhe valeram algumas guerras. Não são as únicas: no mundo da moda há quem lhe chame Lady Rolha – em alusão à cortiça, o primeiro negócio da família.

Ana Taborda

"Make europe great again?" Sim, é isso

Escolhem amêndoas europeias, refrigerantes biológicos feitos em Portugal e comida de gato polaca. A resposta às políticas e às tarifas de Trump está a mudar o consumo.

Ana Taborda

Violas: a fortuna do amigo de Montenegro

O primeiro Manuel perdeu o pai e os dois irmãos aos 3 anos. Fez-se rico com cordas e casinos, passou a liderança ao filho mais esperado – e polémico.

Débora Calheiros Lourenço

Empresa de Hong Kong vende portos do Canal de Panamá a americanos

Desde que Trump voltou à Casa Branca já referiu várias vezes que quer voltar a controlar o Canal do Panamá, no entanto, Frank Sixt, codiretor administrativo da CK Hutchison, afirmou que "a transação é de natureza puramente comercial e totalmente independente das notícias políticas recentes sobre os portos do Panamá".

Ana Taborda

A outra vida do ex-CEO da Galp

Filho de um empresário nascido em Alcobaça e de mãe francesa, nunca trabalhou com o pai, que fundou um Grupo com mais de 23 mil trabalhadores. Estudou nos EUA e gosta de andar de barco nas praias da Arrábida.

Luana Augusto

"Matadouro humano", a prisão que revela o sistema ditador de Assad

Esmagavam os prisioneiros com uma máquina de pressão, enforcavam-nos e há quem tenha sido incendiado com gasolina. A prisão de Sednaya, na Síria, é um autêntico inferno e mostra a força opressora do regime - que foi agora derrubado pelos rebeldes.

Ana Taborda

O poder estrangeiro que dominou Portugal

Controlam as maiores companhias cotadas e estratégicas, como a EDP, REN e ANA. Dominam quase todos os bancos e seguradoras. Tornaram-se donos de hospitais privados e de redes de telecomunicações, gerem várias autoestradas. São chineses, angolanos, espanhóis, franceses e de muitos outros locais – onde há dinheiro para investir, o que falta por cá.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)