
A tragédia europeia segundo Sara Barros Leitão
A partir de "Suplicantes", de Ésquilo, a encenadora ensaia uma tragédia contemporânea sobre migrações. A estreia é a 27 e 28 de setembro, em Aveiro.
A partir de "Suplicantes", de Ésquilo, a encenadora ensaia uma tragédia contemporânea sobre migrações. A estreia é a 27 e 28 de setembro, em Aveiro.
Setembro é o mês em que os teatros reabrem e, de Norte a Sul, há apostas fortes para convencer o público que regressa de férias. Eis algumas delas.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
Durante o verão, têm sido organizados protestos em vários portos das ilhas gregas, assim como do território continental que passam pela rota do navio Crown Iris
Daqui por uns anos, talvez não haja filas para empregos, mas filas gigantescas para receber um sentido mínimo para o dia seguinte. Receber um naco de sentido para o dia seguinte. Vai e não gastes tudo, dirão.
Governantes que batem com a mão no peito e vão de vez em quando à missa, que se consideram bons cristãos, atiram-se aos alvos dos mais fracos, sem sequer o esforço fundamental de os tentar perceber, de se colocar no seu corpo e na sua vida, o principal mecanismo que gera a empatia.
Junto às praias do Grande Porto, há bom peixe e marisco, bares de praia em reinvenção constante e cozinha de autor moderna.
Os jovens tornaram-se mais críticos em relação à imigração, com 38% a considerar que deveria ser mais restrita.
No seu último discurso do 10 de junho enquanto Presidente da República, Marcelo discursou contra a ideia de haver "um português puro" e lembrou o passado esclavagista e migratório.
Na sexta-feira milhares de cipriotas-turcos saíram às ruas de Nicósia, a capital do país, contra as leis que permitem a utilização de hijabs nas escolas e afirmaram: "Tirem as mãos da nossa terra".
Resistiu aos dinossauros, mas pode não sobreviver à ação humana. Um projeto com fundos europeus vai intervir no rio Mondego para ajudar a preservar o animal – e a iguaria.
Historiadores e arqueólogos referem que se trata de uma figura histórica comprovada. Em Israel, novas descobertas arqueológicas sustentam os Evangelhos.
Os conservadores dizem que é woke, há quem fale em reacionarismo: talvez nada nos diga tanto sobre o mundo de hoje quanto as reações à nova versão de Branca de Neve (nos cinemas esta 5.ª, 20).
Os minhotos somam 13 jogos seguidos sem perder nas provas europeias. Nunca uma equipa portuguesa tinha conseguido uma série tão longa na mesma época. Nem o FC Porto quando ganhou a Liga Europa, em 2011, em que fez 17 jogos e somou... duas derrotas.
Além da re-militarização do continente, a Comissão Europeia desencadeou também um processo obscuro de reversão da legislação climático-ambiental vigente.
Enquanto a direita e a esquerda cavernícolas se agarram a modelos falhados, o secretário-geral do PS, por razões eleitorais ou substanciais (é-me indiferente), prefere algum equilíbrio – ou, como antigamente se dizia, reciprocidade entre quem chega e quem recebe. Hitler, de facto, deve estar orgulhoso.