Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Mas há alguém que José Luís Arnaut não conheça?

Lobista-mor da República para uns, advogado e executivo dedicado para outros, o ex-político José Luís Arnaut acumulou uma dúzia de cargos nos setores mais poderosos da economia: energia, turismo, futebol, advocacia, finança. Será protagonista nas negociações com o Estado para o novo aeroporto. Este é o seu trajeto até ao topo.

Bruno Faria Lopes

Marcelo, o desdramatizador implacável

Se a convocação de eleições era incontornável, a sua data e a decisão sobre o Orçamento são mais discutíveis. A forma escolhida foi interessante: o Presidente da República retirou quase todo o dramatismo e o significado ao momento político inédito que vivemos desde terça-feira. É uma escolha estratégia que lhe dá vantagens, mas que nos deixa uma sensação de normalidade artificial.

Ventos de Oeste

Por uma União Europeia Federal (30)

Olhem para os exemplos que nos chegam da Hungria, da Polónia e também dos Estados dos EUA que são dirigidos por Republicanos. O que me leva a perguntar: mas que diabo anda a fazer a esquerda à esquerda do PS? Será que continuam a achar que promover ou apoiar manifestações de rua e ser "partidos de protesto" é e vai ser suficiente? Pobres de nós.

Margarida Davim

Conta-me como foi a queda de um Governo com maioria

Pedro Santana Lopes diz que "qualquer comparação é ridícula", mas lançou o debate sobre se os "tantos casos, tantos" de António Costa deviam ter desfecho igual ao que levou à queda do seu Governo. A ideia torna importante puxar a fita atrás até 2004, mesmo que por agora Marcelo considere que o filme é bem diferente.

Relatório minoritário

O manifesto

Onde se fala de um surpreendente documento pacifista, a denunciar uma possível guerra contra a Ucrânia, por parte de um setor russo que é militar, nacionalista e pró-”bolchevique”. Foi divulgado agora. Vale o que vale. Mas existe

Margarida Davim

Acordos e coligações: Um guia para não se perder num 31

Dia 30 os portugueses vão a votos. Mas o mais certo é que o dia seguinte seja passado em análises de geometria parlamentar para sustentar um Governo. A SÁBADO ajuda-o a perceber o que vai estar em cima da mesa.

Diogo Barreto

Jorge Sampaio: 81 anos, 81 amigos, adversários e ídolos

Ao longo de 81 anos, Jorge Sampaio deixou-se influenciar pelas mais diversas figuras de Xanana a Martin Luther King. Mas também houve quem não se tivesse rendido aos seus encantos como Santana Lopes, com quem sempre teve uma relação difícil.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h