Sábado – Pense por si

Ventos de Oeste

Ano Novo, vida nova? Hum, a ver vamos

Que fique muito claro que, para mim (e é minha forte certeza - e não apenas convicção - que assim tem mesmo de ser num Estado de Direito) nenhuma crença religiosa, nenhuma tradição cultural ou étnica, nenhuma ideologia ou concepção do Mundo e da Vida, da Sociedade e do Estado, se pode sobrepor às leis da República.

Ricardo Santos

Entre o Douro e o Tâmega, em tons de verde

Sete municípios, três rios, outras tantas serras, uma mão-cheia de produtos locais e um conjunto de experiências memoráveis. Tudo unido em torno do vinho verde. Assim é o Tâmega, a cerca de uma hora do Porto

Ricardo Santos

Os dois xerifes que mandam na Transnístria

Viktor Gusan e Ilya Kazmaly, antigos agentes da polícia, lideram um império responsável por mais de 60% da economia do enclave independentista dentro da Moldávia.

Maria Henrique Espada

Autarcas e cobradores de promessas

António Costa comprometeu-se com projetos do PRR, em campanha eleitoral pelos candidatos do PS. Os sociais democratas que ganharam exigem que agora as cumpra.

Lucília Galha

Limpar o mar com matemática

Não é possível evitar que acidentes como derrames de petróleo aconteçam, mas já é possível prever qual será a trajetória dessa maré negra. Como? Através de fórmulas e equações.

Maria Henrique Espada

O político que disse "eu demito-me": Jorge Coelho (1954-2021)

Coelhone, bombeiro, todo-o-terreno, todo-poderoso, king-maker, o Jorge: acumulou alcunhas, poder, mas cultivou sempre a proximidade de homem do povo. Em todas as conversas dizia "o meu caro amigo". Fez de tudo: manobras de bastidores e discursos inflamados. Mas numa noite de março de 2001 demitiu-se e esse gesto definiu-lhe a carreira. Morreu esta quarta-feira.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)