Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
08 de dezembro de 2021 às 10:00

O passageiro do vírus da arrogância

Eduardo Cabrita transformou-se no passageiro do vírus da arrogância, que pode ser fatal a um PS em plena campanha. A um PS que já foi, em parte, amassado nas autárquicas por uma soberba do mesmo género.

O lugar de ministro da Administração Interna é, desde sempre, uma espécie de cadeira eléctrica, independentemente da habilidade política, inteligência ou competência do ocupante (ou passageiro) do lugar. É um ponto sensível de exercício do poder de Estado numa das suas componentes mais delicadas, onde se traça uma das fronteiras entre democracia e ditadura, entre liberdade e controlo social. É aqui, a par da Defesa, que o Estado pode exercer o seu monopólio clássico sobre a violência, transformando-o num alicerce de segurança para o País e a colectividade, para os cidadãos. Espera-se de um ministro da Administração Interna que seja um produtor de confiança, de respeito pela legalidade e pelos princípios básicos de um Estado de Direito Democrático. Que sossegue os seus concidadãos através de uma boa gestão das forças policiais, que não fique refém de obscuros interesses que, por vezes, atravessam as profundezas dos bastidores políticos para transformar o poder próprio do aparelho repressivo do Estado num instrumento de pura delinquência.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Eternamente jovens

Já ninguém esconde os liftings e o botox, a procura pelo rosto perfeito nunca foi tão voraz. Conheça ainda o passado de Sócrates e os candidatos ao Benfica.